Delegacia Regional da Jucerja será inaugurada dia 17

13/04/2010 09:56:01 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Arquivo Secom

Empresas e contadores de Macaé poderão fazer abertura de empresas e acompanhamento de processos sem sair do município

A Delegacia Regional da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) em Macaé será inaugurada no próximo sábado (17), às 10h. A unidade de Macaé será a primeira do estado a ter o Portal do Registro de Informações (Regin) funcionando integrado no mesmo local. A informação foi passada pelo presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Francisco Navega.

O evento contará com a presença do prefeito de Macaé, Riverton Mussi; do governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral; do presidente da Jucerja, Carlos de La Rocque; do secretário de Fazenda, Cassius Ferraz, entre outras autoridades.

O Regin contém o histórico das empresas e sua movimentação em todas as três esferas, municipal, estadual e federal. ”Isso dá a oportunidade de acompanhamento on-line de documentações e restrições, facilitando a transparência, ganhando tempo e urgência na abertura e fechamento das empresas, oportunizando e agilizando os serviços”, explicou Navega.

- A implantação do projeto do Micro Empreendedor Individual (MEI) e, agora, a inauguração da Jucerja, consolidam a estratégia de continuidade de ações para a criação de um ambiente de negócios favorável. Isso permitirá a diminuição de idas e vindas dos empresários e contadores até a cidade do Rio de Janeiro para a abertura de novas empresas e acompanhamento do andamento dos processos. Além disso, consolida a modernização do estado brasileiro, desburocratizado com simetria de informações nas três esferas, – ressaltou Francisco Navega.

A sede regional da Jucerja funcionará no prédio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), na Avenida Rui Barbosa, 270, 4º, Centro. Na Jucerja é possível efetuar o registro dos atos relativos às empresas; guardar os documentos preservando, assim, a sua autenticidade; prestar informações sobre as empresas a órgãos públicos, entidades públicas e privadas, ao público em geral e a outras juntas comerciais; zelar pelo cumprimento das leis e diretrizes relativas ao Registro do Comércio, traçadas pelo DNRC; manter um cadastro atualizado com informações sobre as empresas e efetuar o registro de Empresas, Leiloeiros, Armazéns Gerais, Tradutores Públicos e Cooperativas.

A vinda da Jucerja impossibilitará uma possível irregularidade que possa estar ocorrendo dessas empresas inscritas na Junta e na Secretaria de Fazenda. A vinda da Jucerja é fruto do bom entendimento do município com o estado, fruto da parceria firmada pelo prefeito Riverton com o governo do estado. Neste momento, o prefeito Riverton, por meio do Fumdec e da Secretaria de Fazenda, atende uma reivindicação feita anteriormente pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) que era a implantação da Jucerja em Macaé – observou Cassius Ferraz.

A inauguração da Jucerja Macaé contará também com a presença do presidente do CRC, Jorge Rocha; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Clinton Santos; do subsecretário de Indústria e Comércio, Edimilson Gonçalves, além da presença de representantes das empresas instaladas em Macaé.