Desabrigados recebem apoio no Abrigo Emergencial

14/11/2018 18:32:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

Atendimento inclui corte de cabelo e barba, além de manicure

Os desabrigados pelas fortes chuvas da última semana, que foram encaminhados ao Abrigo Emergencial, no bairro do Visconde de Araújo, receberam atenção especial pelos alunos dos cursos de Cabeleireiro, Barbeiro e Manicure, acompanhados pelos instrutores do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). A ação aconteceu nesta quarta-feira (14), quando foram realizados cortes de cabelo e barba, além de manicure. O objetivo foi elevar a autoestima dos desabrigados, a maioria do bairro Ajuda de Baixo, que precisaram ser encaminhados ao Abrigo Emergencial.

No abrigo eles recebem atenção de diversos serviços da Prefeitura de Macaé. Pela Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, os desalojados e que se encontram desempregados, 18 pessoas, já fizeram cadastro e foram encaminhados para entrevistas de emprego.

"As pessoas que estão sem documentação também já puderam tirar novos, a exemplo da carteira de identidade em que conseguimos isenção pela Fundação Leão XIII, e carteira de trabalho, que muitos perderam", explicou a secretária Adjunta de Trabalho e Renda, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição.

Ela lembra também que a força tarefa montada pela prefeitura prossegue atuando no abrigo, promovendo atendimentos em várias áreas. Como o médico de família da Secretaria de Saúde que faz a assistência aos desabrigados, principalmente aos que já apresentam hipertensão, mulheres grávidas, entre outros.

Donativos podem ser entregues durante o feriado

Devido à situação de emergência (Decreto 153/2018) que o município se encontra, foi criado um gabinete de crise que, entre outras atividades, concentra os esforços para arrecadar itens como: alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas, materiais de limpeza e água. As doações podem ser entregues no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, São José do Barreto, s/n, de segunda a sexta, das 8h às 17h, inclusive na quinta, sexta e segunda-feira (dias 15, 16 e 19).

Ações pelo município

Os trabalhos não param em vários pontos do município para trazer total normalidade após as chuvas da última semana. Das 68 áreas afetadas, entre bairros e distritos, 50 áreas já foram liberadas, entre elas a Linha Azul; 10 áreas em ocorrência, como Linha Verde e oito áreas em atenção, como a ponte do Trapiche.

Equipes da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos atuaram em diferentes pontos na operação "tapa-buraco" a fim de melhorar as condições de tráfego das vias que foram danificadas pelas fortes chuvas, como a RJ-106, sentido Imboassica-Centro; Aeroporto, Vila Badejo e São José do Barreto.