Feira Institucional da Indústria e do Comércio presente na Expo Macaé

20/07/2011 16:02:45 - Jornalista: Catarina Brust

Reunidos no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, empresários, entidades de classe, instituições, órgãos municipais e universidades prometem fazer da I Feira Institucional da Indústria e do Comércio (FIIC) um evento para entrar no calendário oficial do município. Realizada em paralelo a XXXII Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé, entre os dias 28 e 31 deste mês, a FIIC é um evento que tem como objetivo divulgar as atividades desses participantes com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo, o comércio e a indústria.

A feira vai funcionar das 14h às 21h, dentro do Macaé Centro, onde os empresários terão acesso a todo tipo de informação nos estandes das entidades de classe, instituições, órgãos municipais e universidades. A FIIC é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, subsecretaria de Indústria e Comércio e tem parceria da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). O Sesi/Sistema Firjan também aderiu ao projeto como parceiro e traz o Caminhão Cultural para fortalecer o evento, com dois shows de destaque: no dia 29, Fundo de Quintal e, no dia 30, Leoni, sempre às 20h, dentro do Macaé Centro. O acesso é gratuito.

- Além das atrações de peso da Expo Macaé, com os shows, rodeio e competição de animais, esse ano estaremos fortalecendo a indústria e o comércio com a FIIC. Teremos a participação de diversas entidades relacionadas com o setor, fomentando o desenvolvimento econômico de Macaé também em outros setores além da cadeia produtiva de petróleo e gás. Estamos atraindo para a feira o empresariado do comércio e da indústria e com o objetivo também de fortalecer o empreendedorismo, por meio da apresentação de produtos e serviços destes participantes – explica o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves.

De acordo com o presidente da ACIM, Marcelo Reid, esta é a primeira feira que reúne esse perfil de participantes num só lugar.

- Esta é a primeira feira em que as entidades de classe, órgãos municipais, universidades e instituições estarão reunidas para mostrar a força dessas instituições no desenvolvimento de Macaé e região – pontuou o presidente da ACIM.

A prefeitura de Macaé estará presente com as secretarias municipais envolvidas, como Desenvolvimento Econômico, Governo, Procuradoria Geral, Planejamento, Fumdec, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Fazenda, Trabalho e Renda, Obras e Ordem Pública; subsecretarias de Pesca, de Indústria e Comércio e de Posturas, além da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia e Câmara Permanente de Gestão.

Nos estandes de serviço, o público terá acesso ao Macaé Facilita, Delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), Investe Rio, Rede Petro-Bacia de Campos, Agenda-21, Conselho Regional de Engenharia, Sebrae-RJ, Agronomia e Arquitetura (Crea-RJ), Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e Sistema Firjan.

O IADC –International Association of Drilling Contractors – que é uma instituição específica da indústria de exploração de petróleo e gás, estará participando também. “Nossa meta é pensar Macaé de forma integrada junto com as entidades reguladoras. O Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal também vão participar e, das universidades, a Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep)”, detalhou o subsecretário de Indústria e Comércio.

Duas empresas do setor de construção civil foram convidadas também a participar da feira, onde vão divulgar seus novos empreendimentos. As concessionárias de veículos com sede em Macaé também vão participar. A Mitsubishi, que está vindo para o município, já garantiu sua presença. A Jack Motos, a Mercedes Benz, a BMW e a Suzuki estão para confirmar participação na FIIC.

- A feira também tem como objetivo mostrar as oportunidades do município, para a diversificação da economia local, criando um ambiente de possibilidades. A feira vai proporcionar um ambiente para que os empresários conheçam melhor as entidades e interajam melhor, relação essa que traz melhoria para o desenvolvimento – completa Marcelo Reid.