Festival gastronômico trará pratos com memórias afetivas

24/07/2018 12:23:00 - Jornalista: Assessoria do evento

Foto: Lívio Campos/Divulgação

Chefs elaboram pratos utilizando alimentos locais

De nove a 12 de agosto, Macaé se transformará no melhor destino gastronômico do Estado do Rio de Janeiro. O Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, em sua nona edição, traz esse ano o tema "Memórias” com 18 pratos que serão comercializados por R$ 22, além de três sobremesas. Os Chefs mostrarão toda criatividade na cozinha show Italínea, elaborando ao vivo pratos para degustação, harmonizando com rótulos de vinhos e estilos de cervejas artesanais. O evento é promovido na Praia dos Cavaleiros.

A previsão é um aumento de 40% de público em relação ao ano passado. A expectativa é que sejam vendidos mais de 20 mil pratos. O evento faz parte do calendário turístico oficial do município de Macaé.

O presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Vitor Neves, explica a escolha do tema deste ano. “A gastronomia é uma expressão natural de tradições. Temos uma forte relação entre comida, memória e afeto. Quem não tem um prato favorito ou a lembrança de um sabor que marcou a sua vida? O Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros traz para essa 9° edição, receitas de pratos inspirados em celebrações ao redor da mesa, momentos marcantes de infância e memórias de viagens, numa releitura para proporcionar uma experiência gastronômica de muito sabor e história. E tudo acompanhado de boa música, cultura e arte, enriquecendo ainda mais essa experiência", citou.

Além dos estandes comercializando os pratos, haverá três sobremesas por R$15 cada. Espaço kids com opções de entretenimento e lazer faz parte do cenário do festival, além de artesanato. As cervejarias artesanais participantes são Noi, Coronel Pafo, Concubina e Matumbier. Dois estandes com rótulos de vinhos da Q Bodega e da loja P&P marcarão presença. O Bar do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros estará com petiscos, porções de pastéis, batatas, cerveja, sucos, água e refrigerantes.

O festival

Idealizado em 2010, o Festival Gastronômico veio somar um novo atrativo ao roteiro turístico e cultural do Estado do Rio de Janeiro, reunindo grandes personalidades da culinária nacional e internacional, dentre elas chefes renomados como Claude Troisgros, Ludmila Soeiro, Pedro de Artagão, Checho Gonzales e, assim, se consolidando como referência gastronômica na Região dos Lagos.

A cada ano os eventos do Polo fazem com que a cidade se consolide como destino gastronômico regional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e turístico. Todos os produtos necessários para elaboração dos pratos são comprados em Macaé, movimentando a economia local, bem como a rede hoteleira, com a vinda dos turistas para os eventos. Um público entre 10 e 25 mil pessoas participa a cada edição.

Comida, memória e afeto

Amsterdam Lounge - Risoto de frutos do Mar.

Arroz arbóreo, camarão, lula, polvo e mexilhão.

Chef Virgílio Paixão.

Memória afetiva: lembrança das férias de verão na praia. Sempre ia sobrando um pouco de camarão, mexilhão, lula e assim era feito o tão esperado risoto.

Bem Natural - Dona Solange.

Filet mignon ao molho de vinho e mostarda dijon acompanhado de batata prussiana

Chef Raphael Bortoni

Memória afetiva: toda criança tem aquela fase que não quer comer nada do que a mãe faz e só quer comer bife com batata frita. A gente gosta até hoje e é uma das paixões nacionais. Comigo não foi diferente e pensando nessa fase que a grande maioria passa, desenvolvi esse prato dando o meu requinte! Trago a minha memória para você. Boas lembranças!!

Casa da Bell Gastronomia - Encanto Suíço.

Batata rosti em releitura da chef ao estilo colonial, acompanhada de carne picadinha cuidadosamente na ponta da faca e molho cremoso de queijos.

Chef Bell Melsert.

Memória afetiva: em suas viagens e andanças pelas serras vizinhas, a Chef Bell descobre a verdadeira origem da Rosti.

Delícias da Cheff by Kebab Store - Bacalhau à Carmen.

Bacalhau cremoso, cubos de batata cobertos com cebolas, azeitonas pretas, lâminas de alho e finalizado com farofa crocante de pão e azeite aromatizado.

Chef Miriam Dias Barbosa.

Memória afetiva: casa de avó é sempre melhor que nossa casa. Lá podemos tudo, somos paparicados. Há o discurso que pai e mãe educam e avô e avó estragam... Comigo não foi diferente. A casa da minha avó materna sempre foi meu sonho de férias!! A cozinha era o local preferido, onde com olhos e ouvidos atentos, ajudávamos nas gostosuras. Dela, herdei o dom, o que desenvolvi e faz parte dessas lembranças...

Durval Gastronomia - Tio Durval.

Polvo, lula e camarão flambados com um toque de manteiga aromatizada, acompanhados de risoto de limão siciliano ao creme de leite fresco e queijo grana padano.

Chefs Geraldinho e Alan Tércio.

Memória afetiva: no pequeno bar de praia, há mais de 30 anos, Durval e Irma começavam uma bela história na cozinha trabalhando com frutos do mar de maneira simples, carinhosa e muito saborosa... Seguindo os passos dos fundadores do restaurante, esses frutos do mar vêm hoje da mesma forma simples de fazer, mas com um toque de elaboração e mantendo a tradição da família italiana. Vem acompanhado do risoto de limão siciliano.

Estação da Praia - Bacalhau da Vó Ilma.

Fornadas de tortinha de bacalhau desfiado em natas, queijo gruyere e molho cremoso especial.

Chef Preta Maria.

Memória afetiva: criada pela vovó Ilma, a receita foi adaptada e conquistou o paladar da família. Leve e apetitosa se faz presente em todas comemorações e datas especiais da numerosa e exigente família.

Frutos de Goiás - Chocolate surpresa.

Massa de pastel de chocolate, recheado de Nutella, acompanhado de uma figurinha surpresa!

Chef Júnior Barcelos.

Memória afetiva: memórias do clássico chocolate Surpresa, febre nos anos 80 e 90, que vinha com figurinhas colecionáveis...

Guria Café e Brigaderia - Esfera Surpresa.

Esfera de chocolate mais bolo Nega Maluca e calda de brigadeiro quente.

Chef Bárbara Meneguel.

Memória afetiva: não existe receita mais sulista que o bolo de Nega Maluca. Com toque de chocolate e cobertura cremosa de brigadeiro, toda avó faz comer nas tardes de frio do Sul... Aquela saudade do sabor da nossa infância, das nossas mais doces memórias!

H Kills Burguer - Conversas com meu avô.

Risoto de costela com pimenta biquinho e flor de agrião, com molho de mostarda, melaço de cana e limão.

Chef Ronaldo Canha.

Memória afetiva: memórias de um avô viajante e sua tropa pelas trilhas de Minas Gerais.

Ilhote Sul Restaurante - Polvo à moda portuguesa.

Polvo com camarão ao vinho do Porto e vinho tinto, cravo, tomilho, linguiça portuguesa, concentrado de tomate, tomate concassé, pimenta dedo de moça, cebolinha verde com batata super crocante.

Chef Renato Martins.

Memória afetiva: o patriarca da família era um grande pescador e a mãe produzia com suas mãos habilidosas as receitas. A maior parte do ano éramos alimentados por crustáceos e pescados e o vinho do Porto celebrava esses momentos em nossas mesas fartas de assados, grelhados, ensopados. Homenageamos com um Polvo à moda portuguesa simples, macio, generoso, refrescante e adocicado, como a vida é para nós.

Le Blanc Gastronomia - Brasato Pedra Azul.

Carne de panela cozida em baixa temperatura na cerveja preta com cogumelos e socol, polenta cremosa e gremolata.

Chef Rafael Coelho.

Memória afetiva: minha família é de Minas e do Espírito Santo e polenta (angu) sempre esteve presente nas refeições à mesa: seja no final de semana ou durante um almoço de segunda-feira. Além disso, a carne de panela sempre foi marca registrada das visitas na casa dos avós e parentes em Minas.

Leve Sabor Restaurante - Trio Maravilha.

Maminha ao Malbec com creme de aipim ao duo de queijos.

Chef Fabiana Pimentel.

Memória afetiva: em nossas memórias, guardamos lembranças de afeto e carinho, de aromas e sabores, sempre guardadas em nossos corações e mentes... Então, não mais que de repente, como em um estalo, aquele aroma aguça nossas mentes e nos remete querer repetir aquele sabor! Querer novamente, vivenciar aquele paladar... Aquela apetitosa carne... Aquele gosto que ficou em nossa memória.

Luigi Ristorante - Capelleti Luigi.

Capeleti recheado com queijo burrata, tomate cereja e ragú de lagosta.

Chef João Filho.

Memória afetiva: nosso capelleti Luigi veio para trazer o sabor e afeto daquele almoço especial de domingo em família. Uma combinação para paladares refinados.

M.Cakes Confeitaria - Cheesecake Mineiro.

Cheesecake com calda de goiabada e crumble de castanha.

Chef Kelly Paiva.

Memória afetiva: as férias na casa de Dona Lenira tinham um sabor doce que vinha da cozinha todos os finais de tarde. O que acompanhava o cheirinho de café coado, era uma deliciosa travessa, cheia de esmero... Lá estavam os traços de sua raiz mineira, a tradicional mistura do queijo com goiabada. Essa simplicidade cheia de sabor é o mais puro resgate da confeitaria afetiva que nos acompanha até hoje e que queremos transmitir para vocês na escolha de nosso prato. Uma homenagem à avó do meu esposo Alex Saidler.

Mokaiê Steak Burger - Lá de Minas.

Assado de tira suíno preparado em baixa temperatura, arroz de suã, ninho de couve e batata chips.

Chef Júlio Pinto.

Memória afetiva: tradicional arroz com suã das reuniões em família, desde Vó Leide até hoje, quando todos se reúnem na mesa da varanda da cozinha.

Parada do Chopp - Torta Capixaba.

Bacalhau com palmito, ovo, azeite, cebola, coentro e cebolinha.

Chef Hernandes Henrique.

Picanha do Zé - Frango com Quiabo da Tia Duda.

Deliciosa sobrecoxa de frango banhada com molho suave de tomate, coentro e pimenta aroeira com quiabo e polenta.

Chef Vitor Neves.

Memória afetiva: o frango com quiabo é tradicional em todas as famílias, mas temos como um xodó da nossa família. Onde tia Duda estava todos pediam para ela fazer esse prato, que além de desmanchar na boca era muito saboroso. Reuníamos meus irmãos, meus avós e meus pais sempre com um toque especial do frango com quiabo da Tia Duda.

São João Bar - Jeitosim.

Carne de sol desfiada, puxada na manteiga de garrafa com leve toque de nata fresca, acompanhada de dedinhos de mandioca frita e queijo.

Chef Fátima.

Memória afetiva: do norte de Minas vêm as lembranças da tradicional carne de sol, da mandioca, do queijo, da manteiga de garrafa e da nata. Hoje trazendo para o São João uma proposta com essa mesma carne de sol, porém desfiada e um toque no preparo final com a massa de mandioca temperada, lembrando os bolinhos de mandioca e finalizando com o queijo e a nata.

Street Dogs D.O.C. - Borogodó da Picanha.

Blend de picanha recheada com queijos mussarela e grana padano acompanhado de molho rústico de tomate.

Chef Júnior Barcelos.

Puro e Simples CONVIDADO - Feijoada de Cogumelos

Feijoada de cogumelos, farofa de castanha do Brasil e couve marinada na laranja.

Chef Ishina Giarola.

Memória afetiva: nossa feijoada é uma releitura de um prato típico brasileiro que nos remete diretamente a reuniões em família. Na nossa família o ato de compartilhar o alimento tem um significado de união, afeto e confraternização. Por isso gostaríamos de compartilhar esses sabores e memórias!

Tanaka Culinária Japonesa CONVIDADO (Brasil Salads) - Combo de sushi.

Sushimans Jander e Luiz.

Memória afetiva: lembrança da pequena cidade do interior de São Paulo, onde existe uma grande colônia japonesa. Foi onde surgiu essa paixão pela culinária oriental.