IMMT está com inscrições abertas para curso de Metrologia Básica

18/03/2011 20:31:01 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Luiz Bispo

Quatro laboratórios do IMMT são acreditados junto ao Inmetro

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), da Prefeitura de Macaé, está com inscrições abertas para o curso de Metrologia Básica, que será realizado na próxima semana, de quarta a sexta-feira (dias 23, 24 e 25), das 8h às 17h30m. O curso será realizado na sede do IMMT, no bairro Novo Cavaleiros, e o objetivo principal é a disseminação da cultura metrológica. Os benefícios do curso são a formação de uma linguagem metrológica única na área técnica industrial e afim.

A Metrologia estuda o sistema de pesos e medidas, presentes no cotidiano das pessoas. O conteúdo programático do curso abrange desde um histórico e a finalidade da metrologia, até os tipos de medida e medição e instrumentação básica e rastreabilidade.

O público alvo são os profissionais da área industrial onshore/offshore, abrangendo o quadro técnico das gerências técnicas e área da qualidade; profissionais em geral envolvidos em processo de medição de quaisquer grandezas; acadêmicos voltados à pesquisa e estudantes da área tecnológica em geral e profissionais atuantes em laboratórios de calibração e ensaio, além de profissionais que desejam conhecer ou ampliar seus conhecimentos, técnicos e estudantes.

O valor do curso é de R$ 400 por participante e o professor é Dilson Dilberto Coutinho de Fiuza, Técnico em Metrologia e profissional com atuação no segmento laboratorial metrológico desde 2002, nas áreas de acústica, elétrica, temperatura, dimensional, massa e pressão, tendo sido nesta última, signatário acreditado pelo INMETRO. Fiuza atuou na implantação dos laboratórios do IMMT e teve trabalhos realizados na P48 e P54 de calibração em atendimento à NR13.

Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato com o instituto, através do telefone (22) 2791-3871 ou pelo e-mail immt@immt.rj.gov.br.

De acordo com o diretor presidente do IMMT, Henrique Mendes Carvalho, o curso faz parte das políticas públicas implementadas pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, no âmbito da qualificação profissional.

- Esse é nosso primeiro curso do ano e ressalta a importância da metrologia no dia a dia das pessoas. A metrologia abrange desde a aferição de uma balança de supermercado, por exemplo, até as questões científicas. O curso é interessante para qualquer profissional que utiliza instrumentos de medição. Segundo informações, em cada plataforma de exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos existem cerca de 30 mil manômetros (instrumentos de medição da grandeza pressão). Todos esses instrumentos precisam estar aferidos ou calibrados. Um curso como esse agrega valor ao currículo de qualquer profissão do setor - explica.

De acordo com o engenheiro mecânico e gerente de projetos do IMMT, Newton Amorim, o IMMT foi criado para apoiar a indústria do petróleo, no setor da calibração de instrumentos voltado para a metrologia industrial.

- Nesse sentido, realizamos os cursos que tem o diferencial em poder oferecer quatro laboratórios acreditados junto ao Inmetro. Isso dá o respaldo para oferecermos cursos de qualidade na área de metrologia e tecnologia -, pontua o engenheiro.

Será fornecido ao participante todo material necessário para acompanhamento do curso. O pré-requisito para participar do curso é ter Ensino médio completo. O curso oferece material didático composto por apostila com o conteúdo programático, tabelas e exercícios.

IMMT

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia é uma autarquia da Prefeitura de Macaé, ligada à subsecretaria de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, que desenvolve atividades de calibração de instrumentos de medição, além de realizar pesquisas e desenvolver ensaios. O órgão também faz auditorias técnicas metrológicas e fornece suporte técnico às empresas na área de qualidade e aumento de produtividade em produtos e serviços. O IMMT está dividido em sete laboratórios: vidraria, temperatura, massas, pressão, elétrica, audiometria e dimensional.

Quatro laboratórios são acreditados junto ao Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial, órgão de grande relevância nacional e maior credibilidade no Brasil.

O IMMT - se configura no cenário da Bacia de Campos como uma das poucas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) locais, oferecendo diversidade nos serviços em metrologia, como: Calibração e ensaio de instrumentos de medição, Treinamentos, Consultoria técnicas nas áreas de metrologia industrial e ambiental. O Instituto completa dez anos em 2011 e foi criado com o objetivo de atender as crescentes demandas de calibração e ensaios de instrumentos, além de prover soluções para a garantia da qualidade industrial com rapidez e eficiência através de sua tecnologia e localização privilegiada, visando manter-se como referência no mercado da região.