Indústria e Comércio encaminhará protocolo de intenções para grupo de empresários da Coreia do Sul

24/08/2010 15:04:12 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação

Encontro foi realizado durante a VII Feira e Conferência da Indústria Naval Offshore

A Prefeitura de Macaé, por meio da subsecretaria de Indústria e Comércio, encaminhará protocolo de intenção para a BMEA, uma associação de empresas com mais de 300 sócios sul coreanos, a maioria do setor naval, considerado o melhor e maior centro do mundo em construção e manutenção de navios. O objetivo é diversificar a economia do município com a atração de pequenas e médias empresas interessadas em investir em Macaé.

Durante a VII Feira e Conferência da Indústria Naval Offshore, realizada entre os dias 10 e 13, no Rio de Janeiro, o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, o coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura e o coordenador de Indústria, Alexandre Carneiro, se reuniram com uma comitiva de investidores da Coreia do Sul, representada por Chris Legrand, da LonSal Trading.

“Apresentamos os pontos de atratividade que Macaé dispõe bem como os principais setores econômicos que buscamos para atrair novas empresas para o município. Em julho, já tínhamos recebido a visita do representante da BMEA, Chris Legrand, que ficou muito impressionado com as potencialidades locais. Depois da reunião na Naval Offshore, no dia 14, um grupo de coreanos esteve em Macaé para conhecer melhor a infraestrutura do município. Alexandre Carneiro os acompanhou num City Tour pela cidade e eles gostaram bastante do que viram. Uma das metas do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, é atrair novas empresas para a cidade, diversificando a economia local”, destacou Edmilson Gonçalves.

O protocolo de intenções que a prefeitura vai encaminhar contém as facilidades que o poder público pode oferecer para as empresas se instalarem em Macaé. Depois disso, os coreanos enviarão a listagem detalhada com as empresas interessadas em investir no município e Macaé encaminhará listagem contendo principais parceiros. O interesse de cerca de 150 empresas da BMEA é fazer parcerias com empresas locais, através de joint ventures ou fornecimento.

“Além de apresentarmos as vantagens que a prefeitura pode oferecer, também estaremos pontuando contrapartidas que buscamos para o município, como a geração de emprego e renda para a população com a vinda dessas empresas”, completou o subsecretário de Indústria e Comércio.

No mesmo evento, os representantes da Prefeitura de Macaé se encontraram com a subsecretária e o coordenador da secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico, Renata Cavalcanti e Alexandre Gurgel, respectivamente. O encontro foi agendado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, e teve como foco a implantação de um Porto Seco em Macaé. A subsecretaria de Indústria e Comércio reiterou sua intenção de instalar o porto, visando o apoio às atividades petrolíferas e à diversificação da economia local.

- O governo do Estado ratificou seu apoio a implantação do Porto Seco, lembrando que o município já pleiteia isso há algum tempo. Eles deixaram claro o interesse do governo em tornar esse antigo sonho uma realidade e, que até o final do ano, teremos novidades positivas -, explicou Adolpho Moura.

Macaé vai receber Truck Center da Ford

A Ford vai instalar, em breve, uma concessionária de caminhões em Macaé, no km166 da BR-101, distrito de Córrego do Ouro. O Truck Center funcionará como revenda de veículos utilitários e também de assistência técnica para os caminhoneiros que transitam pela BR-101, onde será instalada a nova loja.






Fotos Relacionadas