Jucerja de Macaé já realizou 62 atendimentos em três dias de funcionamento

29/04/2010 14:29:46 - Jornalista: Catarina Brust

Até esta quarta-feira (28) a Delegacia Regional da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) de Macaé realizou 62 atendimentos em três dias de funcionamento. Inaugurada no dia 20, juntamente com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra de Macaé, a Jucerja do município é a única do estado do Rio a contar com o Portal do Registro de Informações (Regin) funcionando integrado no mesmo local.

A inauguração da Delegacia Regional da Jucerja de Macaé foi realizada juntamente com a da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra de Macaé, que contou com a presença do governador Sérgio Cabral, do prefeito Riverton Mussi , do deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, entre outras autoridades. O presidente da Jucerja, Carlos de La Rocque, também participou do evento.

- A instalação da Jucerja e do Regin compreende duas demandas atendidas pela prefeitura em parceria com o estado. Esse número de 62 atendimentos em tão poucos dias, mostra o volume de informações que estão sendo gerados e o tamanho dos empreendimentos que a cidade de Macaé desenvolve -, observou o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Francisco Navega.

O Regin contém o histórico das empresas e sua movimentação em todas as três esferas, municipal, estadual e federal, oportunizando o acompanhamento on-line de documentações e restrições, facilitando a transparência, ganhando tempo e urgência na abertura e fechamento das empresas. A implantação da Jucerja em Macaé permite a diminuição de idas e vindas de empresários e contadores até a cidade do Rio de Janeiro para o acompanhamento de processos.

A sede regional da Jucerja funciona no prédio da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), na Avenida Rui Barbosa, 270, 4º, Centro. O atendimento é feito por funcionários da Secretaria Municipal de Fazenda e da Procuradoria Geral do Município

-Este era um anseio de toda a classe empresarial pela desburocratização do serviço e agilidade dos processos. Antes funcionávamos apenas como um ponto de atendimento, recebendo e enviando documentos para o Rio. Hoje, o ganho é muito mais expressivo -, disse o presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Marcelo Reid.

Na Jucerja é possível efetuar o registro dos atos relativos às empresas; guardar os documentos preservando, assim, a sua autenticidade; prestar informações sobre as empresas a órgãos públicos, entidades públicas e privadas, ao público em geral e a outras juntas comerciais; zelar pelo cumprimento das leis e diretrizes relativas ao Registro do Comércio, traçadas pelo DNRC; manter um cadastro atualizado com informações sobre as empresas e efetuar o registro de Empresas, Leiloeiros, Armazéns Gerais, Tradutores Públicos e Cooperativas.