Prefeitura vacina rebanho contra Febre Aftosa

15/05/2012 17:42:00 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

Foto: Ana Chaffin

Macaé tem hoje o segundo maior rebanho do estado

A prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Agroeconomia, começou a vacinação contra a febre aftosa no dia 10 de maio. A meta é vacinar aproximadamente 20 mil cabeças de gado, o que representa mais de 70% do rebanho do município. Os pequenos produtores que estão cadastrados no município receberão a visita dos vacinadores em suas propriedades até o dia 30 de maio.

A Campanha contra a Aftosa acontece somente em duas etapas ao ano, nos meses de maio e novembro. São 25 vacinadores que trabalham em seis partes do município, que tem um rebanho de aproximadamente 90 mil cabeças, com maioria de gado de corte. Só receberão as doses da prefeitura os produtores com até 100 cabeças de gado. Os grandes produtores terão que comprar as vacinas.

A campanha de vacinação faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa), que tem coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e segue diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal.

A campanha é compartilhada entre os governos federal, estaduais e municipais e setores privados e acontece duas vezes por ano, sempre em maio e novembro.

A vacinação tem que ser feita obedecendo a critérios estabelecidos mundialmente como resistência a agentes físicos e químicos, sendo preservada por refrigeração e congelamento, e progressivamente inativada por temperaturas superiores a 50ºC.

Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. É causada por um vírus do qual existem sete tipos que produzem sinais clínicos similares e só podem ser identificados em laboratório.

Os sinais clínicos são: febre, inquietação, salivação, babeira, dificuldade de mastigar e engolir alimentos, tremores, queda na produção de leite, dor nas tetas ao ser ordenhado ou quando amamenta, manqueira e ferimentos nos pés, boca, patas e úbere de bovinos, búfalos, caprinos, ovinos, suínos e outras espécies de casco fendido.