Vacinação contra aftosa começa nesta terça-feira em Macaé

03/05/2010 17:51:03 - Jornalista: Cataria Brust

Foto: Arquivo Secom

Vacinação será realizada durante todo o mês de maio

A Prefeitura de Macaé disponibiliza a partir desta terça-feira (4) 25 mil doses de vacinas para a Campanha contra a Aftosa e 10 mil contra a Raiva para produtores com até 100 cabeças de gado. A subsecretaria de Agricultura de Macaé atuará com 11 equipes de técnicos que estarão visitando produtores rurais simultaneamente em diversas partes do município. Para os grandes produtores de Macaé, a vacina está disponível no comércio especializado.

- Há 15 anos o estado do Rio de Janeiro não detecta nenhum foco de aftosa. Pedimos a colaboração de todos os produtores para que vacinem todo o rebanho, colaborando com a campanha -, observou o subsecretário de Agricultura, Jonas de Siqueira César.

A vacinação contra a Aftosa é obrigatória. O proprietário que não vacinar o rebanho estará proibido de fornecer leite para a cooperativa, de transportar e de abater os animais. “Os produtores que não vacinarem o seu rebanho de gado estarão sujeitos a notificação e multa. A Aftosa é um caso de zoonose. Além dos prejuízos econômicos que pode causar, a doença é transmissível para o ser humano”, explica o veterinário da Subsecretaria de Agricultura, José Carlos, acrescentando que a vacinação contra a
Raiva fica a critério do produtor.

Macaé possui um rebanho de cerca de 100 mil cabeças de gado, a maioria de corte. A criação no município se concentra com maior intensidade próxima à Rodovia BR-101.