Curta no Museu ‘O Canto do Rio Macaé’ na 16ª Primavera dos Museus

23/09/2022 11:02:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A apresentação será nesta sexta-feira (23), às 19h, com entrada franca

O filme ‘O Canto do Rio Macaé’ será exibido na edição especial do ‘Curta no Museu’, que encerra, nesta sexta-feira (23), a 16ª Primavera dos Museus. A apresentação, seguida de um bate-papo, conta com a participação dos diretores do curta-metragem, André Pacheco, Paulo José da Silva e Rafael Costa.

A apresentação de ‘O Canto do Rio Macaé’ será às 19h, com entrada franca. O filme apresenta imagens contrastantes do Rio Macaé, que assume narrativa feminina. A beleza exuberante se contrapõe à poluição das águas e convida à reflexão. O filme é uma realização da parceria ‘Imaginamundos do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) e Conexões’.

Os estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas do Nupem/UFRJ, André Pacheco, Paulo José da Silva e Carol Souza, além da direção, também assinam imagem, som, montagem e edição. Enquanto o professor do Nupem e da disciplina de pós-graduação Educação Ambiental e Cinema, Rafael Costa, o argumento do curta-metragem e direção.

André Pacheco conta que a equipe de graduandos e moradores de Macaé fez uma aula do programa de pós-graduação. Ele explica o sentido simbólico da produção.


“Nos preocupamos em discutir a educação ambiental, usando o Rio Macaé como principal personagem da história, porque ele está sendo impactado pela ação humana sem nenhum tipo de controle. Então, a ideia é dar voz a ele, usando uma linguagem poética e acessível para pessoas fora da academia. Nesse sentido, é uma produção independente de um projeto de extensão ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tem o objetivo de aproximar a sociedade do corpo hídrico, estabelecendo diálogo e sentimento de afeto. Ele pede socorro e estamos querendo escutar”, afirma.

A 16ª Primavera dos Museus teve início no último dia 19, com a exposição ‘Independência e Museus - Outros 200, outras Histórias’, tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) aos museus do país. Houve edições especiais dos projetos do museu ‘Lugares de Memória’ e ‘Visita Guiada', além de palestras e lançamento de livros.

O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, Centro. Seu horário de funcionamento regular é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O telefone para mais informações é o (22) 2759-5049.