III Fórum Municipal de Políticas para as mulheres debate dois anos de avanços e conquistas

22/03/2024 14:12:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Moisés Bruno

O evento foi realizado nesta quinta-feira (21) no Sindipetro NF

Discutir, avaliar o que já foi construído e para onde avançaremos nos próximos anos em relação às políticas de gênero. Esse foi o objetivo do III Fórum Municipal de Políticas para as Mulheres, realizado nesta quinta-feira (21) no Sindipetro NF.

O evento contou com a participação de músicos da Escola Municipal de Artes (EMART) e foi aberto pela secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, que falou sobre o grande desafio de estar à frente da pasta.

“A gente construiu esse fórum com muita dedicação, pensando em falar sobre as nossas conquistas e vitórias. É muito importante que a sociedade como um todo saiba o que a secretaria tem feito nesses últimos dois anos. E eu, apesar de ser a pessoa que está à frente da pasta, não caminho sozinha, é impossível. Não tem nada que a gente faça que não seja pensado em conjunto, sem ouvir a opinião do outro. E nesse sentido o prefeito Welberth Rezende nos dá muita propriedade e total liberdade para construir as ações”, avaliou.

A secretária aproveitou a oportunidade para anunciar, em primeira mão, a assinatura do contrato do Programa Qualifica Mulher, em parceria com o SENAI, que vai oferecer cursos nas áreas de audiovisual e indústria para mulheres de Macaé. O projeto visa a qualificação de mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social e econômica. O edital será divulgado em breve no site da Prefeitura Municipal.

“Ano passado conquistamos o Auxílio Mulheres Livres, que vai completar um ano. Desta vez, estamos pensando em qualificação, em estabilidade financeira para as mulheres, e sem dúvida esse projeto vai mudar a vida de centenas delas. E essa execução só se tornou possível graças a uma emenda impositiva direcionada pelo mandato da vereadora Izabella Vicente”, destacou.

Em seguida, o professor Márcio Medeiros (UFRJ/Macaé) apresentou o Mapa da Mulher Macaense, que vem sendo construído com base nos dados do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Pérola Bichara Benjamin.

Encerrando a programação da manhã, a advogada criminalista especialista em Crimes de Gênero, Direito Antidiscriminatório e Feminicídios, Fayda Belo, apresentou palestra sobre o lugar da mulher na sociedade e a violência de gênero, fazendo um recorte histórico do assunto e destacando como a maneira que o nosso país foi estruturado influencia nas relações em sociedade. “Para quem a gente molde o amanhã, é fundamental conhecer o ontem e entender porque estamos, ainda hoje, falando sobre este tema”, observou.

Durante a tarde, as frentes de trabalho foram divididas em duas mesas: “Auxílio Mulheres Livres e Enfrentamento à Violência”, com a participação de Rute Curvelo (SEMPOM), Alex Xavier (Ouvidoria Municipal), Nathália Mustafa (CEAM), Catarina Carvalho (Controladoria Geral) e Carolina Soares Barbosa (inspetora de polícia da 123ª DP); e “Autonomia da Mulher e Promoção de Direitos”, composta por Raquel Duarte, coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Deyse Frota, representando a secretaria de Qualificação Profissional e a secretária Sheila Juvêncio.