Secretaria de Saúde

logo

Ações marcam o Dia Nacional Sem Tabaco em Macaé

27/08/2012 14:10:00 - Jornalista: Jersey Simon - estagiário

Foto: Guga Malheiros

Em todo o país, o Dia Nacional Sem Tabaco será comemorado próxima quarta-feira (29 de agosto), mas, em Macaé, as atividades já começaram. A Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo (ATPCT), da Secretaria de Saúde, promove desde esta segunda-feira (27), uma série de ações cujo objetivo é alertar a população sobre os malefícios do cigarro. No início das atividades, foi apresentada um esquete teatral no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, com a participação do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) da Divisão de Educação em Saúde de Macaé. Para esta terça-feira (28), mais duas ações estão agendadas.

A partir das 9h, a equipe da área técnica visita bares e galerias da região central de Macaé com o objetivo de conscientizar comerciantes e consumidores sobre a importância de não fumar em ambientes fechados. Desde o dia 15 de dezembro de 2011 vigora no país a Lei 12.546/11 que proíbe o uso de qualquer produto fulmígeno em recinto coletivo fechado, privado ou público.

- Vamos passar pelos bares, restaurantes, galerias e vamos abordar, também, transeuntes. Faremos a entrega de panfletos, além de convidar as pessoas com dependência química para iniciar tratamento. O tabagismo está relacionado a 30% de todas as mortes por câncer, a 90% das mortes por câncer de pulmão e a 25% das mortes por doença coronariana (infarto do miocárdio, angina do peito), alerta Marcio Rocha, coordenador da (ATPCT).

À noite, será realizada, a partir das 18h, no Colégio Estadual Mathias Neto uma palestra com estudantes e professores.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), sete fumantes passivos morrem todos os dias por problemas pulmonares. Esta estatística trata de pessoas como Raquel Lobato, 54 anos, que nunca fumou, mas convive todos os dias com pessoas fumantes.

- Infelizmente tenho que compartilhar com quem fuma os malefícios do cigarro. Saio de perto, me afasto, mas às vezes, é impossível. O cigarro faz mal para todo mundo - observa.

A data reflete, inclusive, um problema ambiental e traz o tema “Fumar faz mal para você, faz mal para o planeta”. O fumo, além de fazer mal para a saúde aumenta a emissão dos gases que contribuem para o efeito estufa. Faz mal, também, para a saúde do país. Segundo dados do IBGE, 200 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil em razão de problemas causados pelo fumo.

Existem três tipos de dependência do tabaco: a química, a psicológica e a de comportamento. Por este motivo, há muita dificuldade de o usuário deixar o tabaco sozinho. Em muitos casos, é preciso ajuda profissional. A Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo oferece este serviço para a população. Durante um ano o paciente recebe tratamento, que consiste na terapia cognitiva comportamental e terapia medicamentosa como tratamento coadjuvante.

A sede do programa da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo funciona na Rua Conde de Araruama, 569, no Centro. Para mais informações basta ligar para o telefone (22) 2772-2317.


Fotos Relacionadas