Saúde e CRO capacitam dentistas para uso da laserterapia na rede

Feb 22, 2024 1:12:00 PM - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos

Auditório estava lotado

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria Especial de Odontologia, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO), realizou o curso de “Laserterapia na Odontologia – Noções e sua Aplicabilidade”, nesta quarta-feira (21). Setenta cirurgiões-dentistas da rede pública municipal participaram da capacitação do uso do laser que tem como umas de suas funções a cicatrização, analgesia e modulação da inflamação, contribuindo para acelerar a recuperação e diminuir a dor nos pacientes.

A coordenadora de Odontopediatria da rede, Carla Bittencourt, informou que o município comprou cinco equipamentos de laser para a Odontologia e, por isto, os profissionais foram convidados a participar da capacitação para aprenderem a manusear adequadamente os aparelhos que vão contribuir no atendimento à população. O curso teve duração de duas horas, no auditório da secretaria, no Bairro Novo Cavaleiros, e foi ministrado pela especialista Sabrina Fernandes Gomes, que trabalha também com pacientes oncológicos.

O prefeito Welberth Rezende fez a abertura do evento junto com o secretário de Saúde, Alexandre Cruz.


“Agradeço esta parceria com o CRO, tão importante para a população. O trabalho de vocês, dentistas, é essencial. Vocês são comprometidos com o melhor atendimento para o cidadão, o que faz toda a diferença. É por isso que o município tem esse resultado positivo na Odontologia e vamos avançar mais”, disse o prefeito.




O secretário usou a expressão “A saúde começa pela boca” para destacar a importância do trabalho dos dentistas.


“A saúde bucal é primordial como a saúde de todo o sistema do nosso corpo. É certo que a saúde começa pela boca. Parabenizo vocês, profissionais, por estarem neste curso, pelo atendimento de qualidade que executam na rede. Nosso compromisso enquanto governo é cuidar também de vocês, por isto, esta parceria com o CRO é importante para cursos como este e outros que já realizamos e ainda traremos. Sabemos que o trabalho de vocês está nos sorrisos da população. Vamos continuar investindo nessa área fundamental para todos”, enfatizou.



Na abertura, o CRO foi representado pelo conselheiro efetivo Marcelo Couto.


“Esta parceria com o município é essencial para aprimorar o serviço de Odontologia na rede em Macaé. Ter profissionais capacitados é o caminho para um serviço cada vez melhor”, observou.



Carla Bittencourt destacou que os dentistas que participaram da capacitação atuam também nas Unidades Básicas (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com serviços totalmente gratuitos para toda a população.

Recentemente, também em parceria do município com o CRO, foi ministrado o curso de modelo 3DS sobre biossegurança, dicas de primeiros socorros e pequenas instruções para os dentistas.


Fotos Relacionadas