Secretaria de Saúde

logo

Vigilância Ambiental: mutirões contra mosquitos prosseguem em Macaé

29/04/2025 13:08:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Ação foi realizada na Virgem Santa nesta terça

Mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti foi realizado nesta terça-feira (29). Agentes da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, visitaram o bairro Virgem Santa, com vistoria em residências para verificação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Durante as inspeções, os agentes verificaram nas casas diversos depósitos para armazenamento de água. A orientação é para que os moradores mantenham os tonéis e caixas d 'água sempre fechados e a lavagem deve ser semanal. Foram reforçadas outras informações e dicas aos moradores sobre os cuidados que devem ser adotados, já que a melhor forma de prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito é impedir a sua reprodução.

Receptivo, o aposentado Abizair Teodório, falou da importância da visita dos agentes de endemias no bairro para identificar e eliminar os focos do mosquito.


“Tenho muito cuidado com minha casa, deixo os reservatórios de água bem fechados. Aqui na minha casa nunca tivemos dengue, mas a vigilância permanente é fundamental, pois qualquer descuido o mosquito se proliferar”, pontuou.



Além das visitas domiciliares, a Secretaria de Saúde tem adotado estratégias de combate às arboviroses, como ações educativas nas escolas, eventos e locais com grande público.

Na quarta-feira (30), os agentes de combates a endemias estarão participando de uma capacitação sobre vacinação antirrábica na Região Serrana.

Cuidados - Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.


Fotos Relacionadas