Governo e Petrobras reforçam parceria que viabiliza novas operações do gás

30/05/2023 16:08:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Jaqueline Carvalho

Representantes da prefeitura e da estatal se reuniram nesta terça-feira (30)

A cooperação técnica e de apoio aos processos de licenciamento das operações de exploração e produção de áreas da Bacia de Campos foi garantida pelo governo municipal à Petrobras, diante de um novo passo significativo na confirmação de Macaé como o principal polo de transformação do gás natural em energia no país, a partir da consolidação de investimentos que somam cerca de US$ 27 bilhões ao longo dos próximos cinco anos.

Em reunião realizada nesta terça-feira (30), o prefeito Welberth Rezende recebeu comitiva de gerentes da Petrobras e reforçou a prioridade do governo em colaborar na definição dos programas de atendimento a condicionantes de referência a renovação do licenciamento de operação da Rota 2, gasoduto que interliga reservas do pré-sal da Bacia de Santos ao Terminal Cabiúnas, e de implantação do novo gasoduto conhecido como "Rota 5", que faz parte do desenvolvimento de produção do bloco BM-C-33, o "supercampo" compartilhado com a Equinor e a Repsol. Os dois projetos prevêem traçado territorial na região do Lagomar.


"Planejar a expansão e urbanização da cidade, em especial o Lagomar, é a missão do governo que já se prepara para um novo ciclo de crescimento a partir dos investimentos do mercado do petróleo. E identificamos na Petrobras uma parceria importante para discutir soluções que projetam esse novo ritmo de desenvolvimento local", destacou o prefeito.


Welberth recebeu os gerentes executivos de Gás e Energia, Álvaro Ferreira Tupiassu; de Serviços Compartilhados, Viviane de Salles Cardin Recchia; e de licenciamento E&P e Funções Corporativas, Gustavo Limp Nascimento; junto ao gerente setorial de integração de Processamento, Medição de Rotas de Escoamento, Juan Manoel Rey; e o coordenador de relacionamento com o poder público Estadual e Municipal, Eduardo Santos.

A cooperação com o governo municipal também contribui com a estratégia da Petrobras em viabilizar projetos de início de operação de novas unidades de exploração e produção no pré-sal da Bacia de Campos.


"Avançamos muito em questões históricas na relação entre a prefeitura e a nossa companhia, o que contribui de forma direta com nossas operações. Tem sido uma parceria muito boa para a cidade", destacou Eduardo Santos.


A reunião contou com a participação dos Secretários de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna; Habitação, Ana Lúcia Ribeiro; Obras, Felipe Bastos; Ambiente, Isaura Sales; do Procurador Geral do Município, Fabiano Paschoal; e do Procurador Chefe de Gabinete do Prefeito, Rodrigo Cavour.


Fotos Relacionadas