Secretaria Municipal de Cultura

Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART)

Criada em nove de dezembro de 2003, pela Lei 2426/03, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, vinculada à Fundação Macaé de Cultura, teve seu início com a criação do Curso Técnico em Artes Cênicas com ênfase em Montagem de Espetáculos, em 2002, no então núcleo de formação da Fundação Macaé de Cultura.

A primeira escola de artes do município recebeu o nome da artista e grande incentivadora das artes nos anos 60 e 80. Em 2004, pelo decreto 183/04, a instituição foi devidamente regulamentada e incluída no Cadastro Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (CNCT).

Neste mesmo ano, foi criado o Conservatório Macaé de Música, atualmente denominado Curso de Música da EMART. Em 2005, a EMART ganhou uma sede definitiva no prédio que abriga a Fundação, em dois andares do Centro Macaé de Cultura. São duas salas/auditório, com capacidade para 60 pessoas cada, com aulas de teatro, teoria e ensaio do coral. Além disso, o espaço ganhou um estúdio com bateria, onde são dadas aulas de prática de conjunto. São dez novas salas para aulas dos mais diversos instrumentos: piano, teclado, violino, violão, trombone, flauta transversa, saxofone, guitarra, baixo, além de canto.

A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes localiza-se na Av. Rui Barbosa, 780, 3º, 4º e 5° andares, no Centro de Macaé e tem como diretor, Bruno Py. O telefone para informações é (22) 2759-0889.

Cursos Oferecidos

Curso Livre de Teatro para Adolescentes (13 a 16 anos)

Curso Livre de Pintura

Curso Livre de Teatro para Adultos