Secretaria de Cultura


Teatro Municipal de Macaé


O Teatro Municipal de Macaé apresenta mensalmente programação diversificada, com peças de gêneros variados - incluindo espetáculos infantis aos domingos, shows musicais e eventos, tanto de artistas consagrados, como de talentos da terra.

Localizado no Centro Macaé de Cultura, na Av. Rui Barbosa, 780, no Centro da cidade, o Teatro Municipal de Macaé passou, em fevereiro de 2008, por sua segunda reforma. Desta forma, veio a adequar-se a necessidades de segurança e de acessibilidade. Atualmente o teatro dispõe de 474 poltronas. Dos 310 lugares na platéia, quatro são destinados a usuários de cadeira de rodas e seis para pessoas obesas. Os banheiros são adequados para pessoas com necessidades especiais. Há, ainda, 66 poltronas no balcão nobre. Câmeras contribuem para a segurança do público e preservação do patrimônio público.

Não é permitido entrar no teatro durante espetáculos com alimentos, bebidas, cigarros acesos e celulares ligados. As fotografias e filmagem só poderão ser realizadas com autorização prévia da direção do espetáculo. O telefone para informações é (22) 2772-4831.

Palco sagrado das artes cênicas e musicais, mantido pela prefeitura e administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, o Teatro Municipal de Macaé recebe além das produções locais (escolas, associações, instituições e etc) uma variedade de atrações de outras cidades, cumprindo a função de propiciar cultura e entretenimento para as mais variadas plateias. Ao longo de 2018, foi exibido um total aproximado de 90 apresentações de produções internas e externas, assistidas por um público estimado em mais de 15 mil pessoas.

O Teatro Municipal em 2018 teve uma importante conquista ao ser sido contemplado com o kit de iluminação cênica, fruto da participação em um edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Era um antigo sonho da classe artística, como explicou o secretário de cultura, Thales Coutinho: “São equipamentos que trouxeram mais facilidade, um atrativo para se apresentar bons espetáculos. Esse material permanente viabiliza aos produtores locais a utilização do teatro sem a necessidade de terceirizar o serviço de iluminação cênica, diminuindo os custos da produção dos espetáculos, é um sonho antigo realizado”, destacou.

Este ano o teatro passou por manutenção e conservação. Foi feita a limpeza a seco de todo o piso acarpetado do teatro, 375 m2, e higienização dos 336 m2 de paredes e das 310 poltronas. As varas cênicas foram reparadas, demais peças reguladas e também o circuito elétrico passou por manutenção. Ainda foram pintados os camarins, a recepção dos artistas, o foyer, o balcão nobre, o hall e as escadas. O hall, o foyer e o balcão nobre são espaços utilizados para apresentação dos projetos ‘Ensaio Aberto da Orquestra Popular de Macaé (OPM)’, às quartas-feiras, 15h, e o ‘Língua do P’, sarau de poesias, às terças-feiras, 19h.

Endereço: Av. Rui Barbosa, 780 , térreo - Centro.