Secretaria de Cultura


Solar dos Mellos


Completado os seus 15 anos, o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé (Lei 2.463/2004) tem muito para comemorar. Por isso, uma cápsula do tempo foi deixada na casa para ser aberta daqui a cem anos, para que as próximas gerações conheçam mais sobre a sua história, a de Macaé e da região. O museu passou a ser reconhecido como um importante espaço de pesquisa sobre a história e cultura regionais e também se tornou um espaço cultural e de convivência aberto a diferentes públicos. Anualmente é traçada a meta de superar o número de visitantes que interagem nas diversas atividades promovidas na casa no período anterior. Num ambiente mais dinâmico, de 2018 para 2019, o museu obteve um aumento de público de 90%, passando de 5 mil para o registro de aproximadamente de 9.500 visitantes.

Tecnologia - Além dos projetos culturais criados ou reavivados a partir de 2018 e que se consolidaram em 2019, outras importantes iniciativas contribuíram para que o Solar dos Mellos ampliasse seu espaço de importância para a cultura regional. Entre elas o investimento em tecnologia com a finalidade de preservar e democratizar fontes históricas primárias de pesquisa. Foram adquiridas uma mesa de higienização para dois operadores e outra de escâner planetário portátil, com sistema suspenso para livros e obras raras e alta resolução e ainda um HD externo para arquivamento digital do acervo.

Educação não formal - O museu como centro cultural se apresenta também como um espaço de educação não formal em várias áreas. Esta iniciativa, que teve início em 2018, consolidou-se em 2019, com o fortalecimento de parcerias. Um dos colaboradores para divulgação do museu e da cultura da cidade é o Sebrae que ofereceu no Solar dos Mellos ciclo de palestras e também formações específicas para empreendedores da cidade em diferentes nichos de atuação.

A Secretaria de Cultura ofereceu ainda, no Solar dos Mellos, formações para públicos os mais diversos. Os estudantes aprovados no processo seletivo para a Guarda Mirim de Macaé fizeram o curso de História Regional, que faz parte do programa de Educação Patrimonial Municipal, vinculado ao programa nacional Integração Museu-Escola. Também, para atender ao público da feira de negócios e tecnologias Brasil Offshore, um grupo de guardas seniores recebeu treinamento do programa.

Projetos culturais - Os projetos culturais no museu mostraram que vieram para ficar. Todos apresentaram significativo aumento de público em apenas um ano, além de terem alcançados os objetivos propostos para 2019. O relançado em 2018, ‘Café Literário’, fechou o ano com a publicação do número 1 do jornal literário ‘O Positivo’, em parceria com o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF). Foi um total de 12 edições do projeto, em 2019. Também este ano, o coletivo de poetas ‘Língua do P’ criou o seu Núcleo Feminino.

Já o ‘Curta no Museu’, da vertente do audiovisual, promoveu 13 edições. Algumas delas aconteceram no pátio do Solar com a utilização de um grande telão. Outras, em parceria com projetos do setor desenvolvidos por municípios circunvizinhos. Fora as exibições, a proposta é proporcionar um bate-papo sobre o audiovisual regional e sobre as produções que trataram de temas bastante diversificados.

Também o ‘Quintas no Museu’ realizou o seu ‘Segundo Desfile de Moda Handmade’, comemorativo do Dia das Mães, cumprindo mais uma meta proposta. O do ano anterior foi alusivo ao Natal. Este projeto, durante todo o ano, reuniu público apreciador de música, de dança, de circo entre outras artes, com empreendedores em gastronomia urbana e artesãos, colaborando para o fomento da economia local.

Os públicos frequentadores dos projetos culturais são convidados a participarem do ‘Visita Guiada’ e também do ‘Lugares de Memória’ que aproximam os visitantes da história do museu e da cidade. Por historiador, são apresentadas as exposições temporárias, o acervo da casa, ou até mesmo realizadas saídas turísticas e culturais agendadas por pontos que guardam a memória de Macaé. Destes projetos, principalmente estudantes, desde a pré-escola a pós-graduação, é público constante. Este ano foi lançado ainda o ‘Lugares de Memória Comemorativo’, para homenagear e resgatar personalidades ilustres da cidade. Assim foi celebrado este ano os 150 anos do nascimento do presidente macaense Washington Luís.

Calendário da Cultura - A 17ª Semana Nacional de Museus (SNM) foi comemorada em 2019 com atrações culturais, palestras e com a exposição ‘Cultura para Todos, o Futuro das Tradições’ e o tradicional “cafezinho” foi colocado em evidência. Já a 13ª Primavera dos Museus contou com a da exposição ‘Museus por dentro, por dentro dos Museus’, que mostrou detalhadamente a arquitetura do Solar e sua história. O trabalho de preservação documental do Solar dos Mellos também foi destacado nesta mostra por meio dos documentos que deram origem à pesquisa sobre o quilombo Carukango.

Além destas mostras, o museu montou a exposição de onze fotógrafos de Macaé e municípios vizinhos, ‘Um “SER” Mulher, do útero à luta’, que possibilitou o desdobramento em atividades com grupos jovens de instituições distintas. E ainda outra exposição coletiva de artes visuais, abrangendo telas e fotografias, na área externa do museu, a primeira do novo projeto da Secretaria de Cultura, ‘Arte no Museu’.

O que também entrou definitivamente para o calendário cultural da cidade foi a ‘Festa na Roça da Cultura’. O “arraiá”, que fechou a rua Conde de Araruama, foi grande sucesso de público.

Políticas Culturais - Em encontros mensais, também avançaram, em 2019, as discussões pertinentes aoConselho Municipal de Políticas Públicas Culturais de Macaé (CMPPCM), órgão de formação paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil, que, por maioria de seus membros, aprovou o Regimento Interno e promoveu curso para aprimoramento de seus integrantes. O Conselho foi criado pela Lei 4.446/2018, quando o município adquiriu o ‘CPF da Cultura’.

Endereço: Rua Conde de Araruama, 248, Centro.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Telefone: (22) 2759-5049.