Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria Municipal de Cultura

Solar dos Mellos

Construído em 1891, o Solar dos Mellos hoje abriga o Museu da Cidade de Macaé, cujo acervo está sendo formado. No Solar, acontecem sessões de cinema gratuitas, palestras, exposições e o Café Literário, evento cultural que movimenta a cidade toda semana. O prédio abriga também o Centro de Memória Antonio Alvarez Parada e o Auditório Washington Luiz, com 30 lugares.

- Centro de Memória

Sob a gerência da Subsecretaria, funciona no Solar dos Mellos o Centro de Memória Antonio Alvarez Parada, criado em 1991 com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar o importante acervo documental composto por impressos, manuscritos, fotografias e material audiovisual. Pesquisadores atendem estudantes de primeiro grau a alunos de mestrado e doutorado.

O acervo conta com dezenas de fotografias da Macaé antiga, e registros de áudios. O Centro de Memória possui cerca de dois mil livros, e coleções doadas por macaenses. Entre as coleções doadas estão exemplares dos jornais O Rebate, O Debate, a Gazeta de Macaé, e a Voz da Cidade. Os exemplares encadernados estão sendo catalogados e digitalizados para facilitar a pesquisa.

- Café Literário

Sempre na última quarta-feira do mês, o Solar dos Mellos abriga o Café Literário. O evento é uma mistura de sarau de poesia e debates, geralmente sobre o passado macaense. O evento abre espaço para lançamento de obras de autores macaenses.

- Exposições

O Solar dos Mellos-Museu da Cidade, também tem espaço para exposições, privilegiando os artistas da terra. No espaço já aconteceram mostras de pintura, esculturas, exposições temáticas como as que homenagearam o historiador macaense Antonio Alvarez Parada e o ex-prefeito Cláudio Moacyr de Azevedo.