Balé: formação engloba prática e teoria

11/06/2018 12:49:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

Escola tem alunos a partir de três anos e desenvolve potencialidades afetivas e sociais

Alunos da Escola Municipal de Dança têm aula teórica e avaliação simultânea sobre os passos do balé clássico. O objetivo da aplicação do novo conteúdo, iniciado semana passada, é aprimorar conhecimento sobre as nomenclaturas em francês dos movimentos desta modalidade, que envolve em torno de 400 alunos da escola. A ideia é de que a avaliação, voltada para turmas a partir do nível básico, ocorra periodicamente a cada três meses.

- Como não se trata de uma escola técnica, não temos a obrigação curricular de ensinar a parte teórica. Mas achamos importante que os alunos tenham essas informações para absorverem melhor os significados de cada passo do balé clássico. Não queremos que eles apenas decorem, mas que aprendam a escrever e entendam o sentido de cada um dos movimentos, cujas terminologias vêm da língua francesa - explica a professora Gabriella Gripp.

A escola, que também tem como proposta desenvolver potencialidades afetivas e sociais, assiste crianças a partir de três anos e oferece horários no turno da manhã e da tarde para todas as modalidades.

O espaço é adequado com sistema de piso flutuante para evitar possíveis impactos na coluna, joelho, entre outras partes do corpo, possibilitando maior segurança para os alunos. Além disso, tem três salas climatizadas e proposta pedagógica com aulas planejadas em turnos por nível e idade.

A metodologia de ensino da escola inclui plano de aula teórica; avaliação bimestral; boletim informativo e aulas práticas guiadas por um plano de curso que possibilita a aprendizagem progressiva do aluno. A unidade é o único polo público exclusivo da modalidade de dança com pretensão de tornar-se, no futuro, um curso profissionalizante.

Os alunos têm acompanhamento dos professores de dança e de uma assistente social. As matrículas para a Escola de Dança são abertas anualmente; a próxima data de abertura de vagas ainda será divulgada.


Fotos Relacionadas