Defesa Civil participa de encontro sobre monitoramento e alertas

25/09/2017 15:41:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

O encontro aconteceu recentemente no Rio de Janeiro

Quatro representantes da Secretaria Adjunta de Defesa Civil da Prefeitura de Macaé participaram, recentemente, da reunião técnica do Projeto Gides Brasil x Japão - Eixo Monitoramento e Alertas - Cemaden. O encontro aconteceu no Rio de Janeiro e contou com especialistas de várias cidades brasileiras.

O Projeto de Fortalecimento das Estratégias Nacionais para a Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (Gides), firmado entre os governos brasileiro e japonês, visa dar suporte à formulação de políticas e ao desenvolvimento de metodologias para o aperfeiçoamento do gerenciamento dos riscos de desastres. "Foram apresentadas propostas de gerenciamento de dados e troca de informações nos níveis de Defesa Civil - Nacional e Estadual", explicou o secretário Adjunto de Defesa Civil, Henrique Castilhos.

A iniciativa está centrada em quatro eixos temáticos: avaliação e mapeamento de áreas de risco; monitoramento e alerta (sistemas de alerta antecipado de risco e planos de contingências); obras de prevenção e reabilitação (critérios para definição e para projeto); e planejamento da expansão urbana em áreas com suscetibilidade a movimentos de massa.

- Será elaborado o plano de desenvolvimento tecnológico, para cenários de curto e médio prazo, visando tanto a expansão da área geográfica de aplicação das metodologias desenvolvidas como a definição das pesquisas necessárias ao avanço do que é empregado atualmente - disse o integrante do setor de projetos de treinamentos da Defesa Civil de Macaé, Patrick Santos.

Voluntários

Teve início na semana passada o novo curso de formação de Voluntários da Defesa Civil de Macaé. Foi ministrado um conteúdo explicativo sobre como funciona o trabalho voluntário na Defesa Civil Municipal, inclusive com o histórico do órgão.

Agora os cerca de 60 voluntários inscritos na turma 2017 vão se reunir todas as quartas-feiras, na Cidade Universitária, das 18h às 20h, até o dia cinco de dezembro, para a continuidade do curso.

Nesta quarta-feira (27), serão ministrados os cursos de Percepção de Risco e de Segurança no Lar. Os voluntários que realizam o curso são cadastrados no banco de dados da Defesa Civil. Eles passam a fazer parte do contingente da secretaria e do plano de chamadas em caso de emergência.


Fotos Relacionadas