Prefeitura e UFRJ encerram curso para Cuidadores Domiciliares

20/10/2017 10:35:00 - Jornalista: Elis Regina Nufer

Foto: Divulgação

Curso promoveu capacitação para 50 alunos

A vida toda o que Jaqueline Gomes Gabry Vieira gostava de ser era confeiteira. Mas depois de ser uma das alunas da primeira turma do curso de extensão universitária para Cuidadores Domiciliares, encerrado essa semana, na Cidade Universitária, o que ela só pensa agora é fazer um curso técnico de enfermagem. A fala dela comprova o que representou o curso na vida dos 50 alunos que, desde agosto, foram capacitados pela prefeitura, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para cuidarem de pacientes que dependem de assistência em seu domicílio e aprenderem a lidar com os casos dentro e fora da família.


- Sempre tive respeito pelos idosos e doentes, porém, foi no curso que descobri que eles dependem de nós e me apaixonei por causa da dedicação dos profissionais que nos ofereceram o curso e nos ensinaram valores que levarei para a vida toda. Agora vou deixar a confeitaria um pouco de lado e farei um curso de enfermagem porque muita gente precisa de cuidados -, destacou Jaqueline.

A colega de turma, Kátia Souza de Jesus, disse que, “foi no curso que encontrei o ressignificado da minha vida e abracei a ideia desde que soube da abertura da primeira turma. Já cuidei de pessoas doentes, mas aqui nos foi mostrado que devemos cuidar do próximo sem perder a nossa autoestima. Isto é muito importante. Pretendo trabalhar tirando as folgas de cuidadores nos finais de semana”, disse.

O curso é gratuito e já terá a segunda turma em março de 2018 – a meta é formar duas turmas por ano. As inscrições serão abertas em fevereiro e, na ocasião, os primeiros 50 que confirmarem as inscrições vão garantir a vaga. Para a primeira turma formou-se uma fila de espera de 88 inscritos. O objetivo é passar orientação não somente técnica para os alunos, mas também dos cuidados que devem ter com a sua própria saúde e bem-estar. Além disso, oferecer capacitação aos cuidadores para que o trabalho seja reconhecido no mercado de trabalho, uma vez que ainda não é uma profissão regulamentada.

A realização do curso foi das equipes da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, por meio da Secretaria de Educação, e a Secretaria de Atenção Básica, vinculada à Secretaria de Saúde, e dos cursos de Enfermagem e Obstetrícia, Nutrição e Farmácia da UFRJ. As aulas começaram no dia 22 de agosto e o curso foi ministrado em 80 horas/aula, integrando o Projeto de Extensão Universitária.

- É uma satisfação profissional muito grande encerrarmos esta primeira etapa do curso com sucesso. A nossa ideia se materializou como oportunidade para tantas pessoas que cuidam do próximo em suas famílias ou para aquelas que, a partir de agora, vão usar, em seu trabalho, os ensinamentos adquiridos -, avaliou Miriam Benjamin, da Secretaria de Ensino Superior, que faz parte da equipe de coordenação do curso junto com Kelly Pires Coura, representante da Atenção Básica, e a professora do curso de Enfermagem da UFRJ, Raquel Silva de Paiva. Esta última, em sua tese de doutorado, percebeu a importância de quem cuida em domicílio de pessoas de todas as idades e com vários tipos de necessidades e assim a parceria foi consolidada.

Além de mostrar a importância da humanização das relações entre pacientes e cuidadores, o curso apresentou aos alunos a rede básica de Saúde à disposição dos cidadãos e que muitos não conheciam, nem os serviços, nem os profissionais que atuam diariamente em diversas unidades da prefeitura dentro do Programa de Assistência Domiciliar da rede municipal.