Secretaria de Saúde

Orientações ao paciente oncológico

Acesse a cartilha do INCA com explicações detalhadas sobre Direitos sociais da pessoa com câncer - Orientações aos pacientes

Estas informações atendem à Lei nº 4541/2019, que dispõe sobre a divulgação dos direitos das pessoas com neoplasia (câncer) pelos órgãos públicos do Município.

A Rede de Assistência Oncológica em Macaé conta com duas opções de locais para tratamento: o Polo Municipal de Oncologia e o Hospital São João Batista. O Polo de Oncologia está localizado na Rua Visconde de Quissamã, 674 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. A unidade conta com equipe multiprofissional composta por médicos (oncologista, dermatologista, urologista, clínico geral), fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e assistente social. 

Atualmente, o município atende os pacientes com câncer de mama, útero, pulmão, reto, estômago, ovário, vesícula, sigmoide, vagina, ânus, intestino, testículo, próstata, pênis, rins e pâncreas com tratamento cirúrgico e quimioterápico. Ana Terra ressalta que mesmo os pacientes que são encaminhados para outras cidades recebem atendimento na unidade.

Acolhimento - A cada 15 dias, a equipe de psicologia, fisioterapia, nutrição e serviço social realiza o grupo de acolhimento com os novos pacientes que depois seguem com atendimento individual. Os familiares dos pacientes também recebem assistência da equipe multiprofissional, principalmente da psicologia.

Outro atendimento é a Roda de Conversa, que acontece toda última quinta-feira de cada mês, em que um profissional é convidado para esclarecer as principais dúvidas dos pacientes e familiares. Atendimento aos usuários acontece da seguinte forma: oncologista (segunda-feira), dermatologista (terça-feira), urologista e clínico geral (quarta-feira), clínico geral (quinta-feira) e dermatologista (sexta-feira).