Secretaria de Saúde


Orientações ao paciente oncológico


Acesse a cartilha do INCA com explicações detalhadas sobre Direitos sociais da pessoa com câncer - Orientações aos pacientes

Estas informações atendem à Lei nº 4541/2019, que dispõe sobre a divulgação dos direitos das pessoas com neoplasia (câncer) pelos órgãos públicos do Município.

Em Macaé, o Polo de Oncologia está localizado na Rua Visconde de Quissamã, 674 - Centro.

Com o objetivo de oferecer um atendimento humanizado e de qualidade, a Rede de Assistência Oncológica em Macaé foi reformulada, e, com isso, os pacientes contam com duas opções de locais para tratamento: o Polo Municipal de Oncologia e o Hospital São João Batista.

Em 2018 foram registrados, no Polo de Oncologia, 405 novos casos de câncer que estão sendo tratados no município e em outras cidades.

No ano de 2018, foram registrados 17.975 atendimentos entre regulação, médico, fisioterapia, psicologia, nutrição e serviço social. Ainda em 2018, 102 pacientes de radioterapia foram encaminhados para Campos, nas unidades do Álvaro Alvim ou Onco Beda.

Vale ressaltar que para agilizar o diagnóstico de algum problema na próstata e tratamento imediato, o município oferece o exame de Biópsia de Próstata guiada por ultrassom transretal no HPM, por meio do qual o paciente dá entrada no exame na recepção do Controle e Avaliação, para ser autorizado e agendado.

Oncologia -
O Polo de Oncologia está localizado na Rua Visconde de Quissamã, 674 e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h. A unidade conta com equipe multiprofissional composta por médicos (dermatologista, clínico geral), fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e assistente social.

O fluxo de atendimento funciona da seguinte forma: Assim que a pessoa é diagnosticada com câncer, ela deve procurar o Núcleo de Oncologia, onde é feita a triagem para saber se o tratamento será feito no município ou em outra cidade, neste último caso ele é inserido no Sistema Estadual de Regulação-SER, de acordo com a necessidade do paciente, e posteriormente é realizado o agendamento em hospitais de referência, através do referido Sistema.

Para dar mais agilidade ao atendimento, o Polo funciona ainda com a regulação de oncologia, com autorização de exames. O paciente com câncer hoje, sai do médico com o pedido de exame e o mesmo pode trazê-lo na unidade para ser autorizado. Ou seja, o exame é encaminhado ao Controle e Avaliação para marcação e realização, com prioridade.

Todos os casos de câncer são recebidos e encaminhados de acordo com o caso, seja para o Hospital São João Batista, ou hospital de referência. Bem como o serviço de quimioterapia que é feito no Hospital São João Batista ou, em alguns casos, em hospital de referência.

Acolhimento - A cada 15 dias, a equipe de psicologia, fisioterapia, nutrição e serviço social realiza o grupo de acolhimento com os novos pacientes que depois seguem com atendimento individual. Os familiares dos pacientes também recebem assistência da equipe multiprofissional, principalmente da psicologia.

Também é oferecido ao paciente, momentos de Roda de Conversa/palestras, que acontecem mensalmente, na qual contamos com um profissional da área de saúde, convidado pela equipe para prestar esclarecimentos aos pacientes e familiares, relacionados à doença.

O atendimento aos usuários acontece da seguinte forma: dermatologista (segunda-feira), nutricionista e dermatologista (terça-feira), clínico geral (quarta-feira), clínico geral (quinta-feira) e dermatologista (sexta-feira).

Salientamos que, o atendimento das especialidades de clínica médica e dermatologia, não se limitam somente aos pacientes oncológicos, mas abrangem os demais pacientes externos, mediante prévio agendamento.