Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Saúde

Orientações aos usuários

HPM
O Hospital Público Municipal de Macaé é uma unidade destinada ao atendimento de urgência e emergência, prestando serviços especializados de saúde para a população.
Possui os seguintes setores:
Pronto Atendimento, Maternidade,UI Neonatal,STI Infantil e Neonatal,Enfermarias Pediátrica, Cirúrgicas I e II, Clínica Médica, Cirurgia Geral,STI Adulto,UTI Adulto,Emergência e Politrauma.
Para que possamos melhor atendê-lo, fique atento às orientações.
São informações importantes que facilitam a convivência comum no ambiente hospitalar e potencializam nossas ações na busca constante da qualidade dos serviços.
Atenção Acompanhante!
O paciente internado com idade acima de 60 anos, menor de 18 anos, ou pessoa com deficiência, tem direito à acompanhante.
Situações especiais serão avaliadas pela equipe multidisciplinar.
O crachá de acompanhante é sua identificação no hospital e de uso obrigatório.
Para retirá-lo no Serviço Social, é necessário apresentar documento de identidade.
Deve sempre ser usado em local visível e devolvido na recepção principal após a alta.
Todos deverão usar roupas apropriadas para o ambiente hospitalar.
É inadequado o uso de short, minissaia, roupa decotada e/ou transparente, roupa de banho. Para evitar contaminação e/ou acidente biológico dê preferência aos calçados fechados. Colabore sempre!

Não é permitida a entrada de nenhum tipo de alimento no hospital – tanto para o acompanhante como para o paciente. Esta proibição é para evitarmos a proliferação de insetos junto aos leitos.
As refeições serão oferecidas aos acompanhantes no Refeitório, mediante apresentação de Cartão de Alimentação, exceto na Enfermaria Pediátrica, onde a refeição é servida junto ao leito para que o responsável possa permanecer junto ao paciente.
Horários das Refeições

Desjejum

7:30 às 08h

Almoço

13:30h às 14h

Lanche

16:30h às 17h

Jantar

21h às 22h







Avise aos familiares e amigos sobre os horários de visita!
Serão disponibilizados da seguinte forma:

SETOR

HORÁRIO

VISITANTE(S)

Emergência

15:00h às 16:00h

2 de cada vez

Politrauma

A partir das 14h*

(10 min. de visita)

Até duas visitas,
1 de cada vez

Enferm. Clínica

15h às 16h

2 de cada vez

Enferm. Cirúrgica

15h às 16h

2 de cada vez

STI Adulto

14h às15h

2 de cada vez

UTI Adulto

16h às 17h

2 de cada vez

Maternidade

Enfermaria

14h às 15h

2 de cada vez

14:50 às 15h (10min)

Irmãos menores

de 12 anos

19h às 20h

Pais

Unidade Intermediária Neonatal
(Berçário)

09h às 20h

Pais

14:50h às 15h

Avós

Pediatria

15h às 16h

2 de cada vez

19h às 20h

Pais

STI Neonatal

9h às 21h

Pais

14h às 15h com psicóloga

Avós5ª feira

STI Pediátrico

9h às 21h

Apenas os Pais

Obs: Estes horários poderão sofrer alterações de acordo com as necessidades das unidades.
O número máximo de visitas nas enfermarias Cirúrgicas e Clínica, UTI, STI e Emergência é de 4 pessoas por dia, podendo entrar dois de cada vez para estar com o paciente.
*Politrauma - A visita é liberada pelo chefe de enfermagem, podendo variar conforme atendimentos no setor no horário da visita.
Não é permitida a entrada de crianças abaixo de 12 anos de idade para visitas.
A entrada de visitantes religiosos poderá ser realizada fora do horário de visitas, após apresentação de carteira de identidade e documento legal da igreja/instituição a que pertence na Recepção Principal, que fará o contato com o setor para liberação.
As orações devem ser feitas em tom baixo.
O horário para troca de acompanhantes é de 7h às 9h e de 19h às 21h.
Pertences e equipamentos eletrônicos particulares são de responsabilidade de seus usuários. O HPM não se responsabiliza por perdas e danos de objetos pessoais.
Portanto, traga somente o indispensável!

É permitido para o paciente internado a entrada de : televisores (com limite de 02 unidades por enfermaria ), rádios (uso somente com fones de ouvido), laptops e celulares. As TVs funcionarão até às 23:00h em volume baixo e serão de uso coletivo (na enfermaria) ou de acordo com as regras do setor. Deverá ser feito registro de entrada e saída de TV enotebookna Ouvidoria.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

DECLARAÇÃO DECOMPARECIMENTO
Caso precise comprovar que está acompanhando o paciente, é necessário informartodos os diasà Assistente Social no momento da sua chegada e buscar no mesmo dia. A profissional orientará quando retirar sua declaração. O acompanhante que não deixe o hospital durante toda ainternação, também deverásolicitar diariamente.

DECLARAÇÃO DEINTERNAÇÃO
A qualquer momento você podesolicitá-la naRecepção Principal. Declara que o paciente está ouesteve internado, constando operíodo e o setor de internação.

INFORMAÇÕES CLÍNICAS
Informações sobre o quadroclínico do paciente, bem comoevolução, condição de alta ou transferência devem ser questionadas direto com o médico, na hora que este passar visita no leito do paciente aproveite para tirar suas dúvidas.

ALTA HOSPITALAR
No momento da alta hospitalar, é importante o contato com o Serviço Social para receber orientações relacionadas à continuidade do tratamento e acompanhamento na rede assistencial de seu município. Também precisará levar os exames e de cópia de prontuário, que pode ser solicitada na Central de Internação/Recepção Principal.

CÓPIA DO PRONTUÁRIO
Caso necessite apresentar a documentação da sua internação, para dar entrada em INSS, e outros fins, solicite no momento da alta, naRecepção Principal.

DECLARAÇÃO DE INTERNAÇÃO
A qualquer momento você pode solicitá-la naRecepção Principal.Declara que o paciente está ou esteve internado,constando operíodo e o setor de internação.

LAUDO MÉDICO
É o documento que informa odiagnóstico do paciente, comespecificações clínicas, quando necessário. O Laudo Médico deve ser solicitado ao médico.

LAUDO DE EXAMES
(RX, TC e ULTRASSONOGRAFIA)
Laudo de exames já realizados devem ser solicitados na Recepção do Laboratório, localizado no Pronto Atendimento do hospital.

SEGURO DPVAT
(Casos de acidente de trânsito)
O Serviço Social orienta sobre a documentação necessária para dar entrada no seguro. Para mais informações ligue 0800-221204.

Medidas para contribuir na prevenção da Infecção hospitalar.
Lave bem as mãos antes e depois de entrar em contato com o paciente. A lavagem das mãos com água e sabão é importante.
Acompanhante e visitante não devem sentar no leito de nenhum paciente, nem circular
As sobras de alimentos não poderão ser guardadas e nem jogadas nas lixeiras. Há serviço de recolhimento feito por funcionários do hospital.
Não lavar roupas nos banheiros da enfermaria. Procure manter contato com parentes e amigos para troca e lavagem das roupas para não estocá-las no hospital.
É proibido fumar em todas as dependências internas do hospital, incluindo corredores, banheiros, áreas externas cobertas e entorno do hospital.

Recomendações Importantes
Procure falar em voz baixa dentro do hospital, pois os pacientes precisam de ambiente tranquilo e silencioso para uma melhor recuperação.
A equipe multidisciplinar de saúde tem autonomia para verificar o cumprimento das normas estabelecidas neste informativo e poderá acionar o Serviço de Segurança do hospital, se houver necessidade.
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