Secretaria de Saúde


Orientações aos usuários


HPM

O Hospital Público Municipal de Macaé é uma unidade destinada ao atendimento de urgência e emergência, prestando serviços especializados de saúde para a população.

Possui os seguintes setores:

Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, Maternidade 1 e 2, UI Neonatal, STI Neonatal e Pediátrico, Enfermaria Pediátrica 1, 2 e 3, Observação Pediátrica, Cirúrgica 1 e 2, Clínica Médica 1 e 2, CTI Adulto 1 e 2, Observação Adulto 3, Sala Amarela, Sala Vermelha e Emergência/Politrauma e Hipodermia.

Para que possamos melhor atendê-lo, fique atento às orientações.

São informações importantes que facilitam a convivência comum no ambiente hospitalar e potencializam nossas ações na busca constante da qualidade dos serviços.

Atenção Acompanhante!

Todo paciente internado terá direito ao acompanhamento familiar, exceto em setores fechados e grande urgência.

O crachá de acompanhante é sua identificação no hospital e de uso obrigatório.

Para retirá-lo no Serviço Social, é necessário apresentar documento de identidade.

Deve sempre ser usado em local visível e devolvido na recepção principal após a alta.

Todos deverão usar roupas apropriadas para o ambiente hospitalar.

É inadequado o uso de short, minissaia, roupa decotada e/ou transparente, roupa de banho e descalço. Em CTI, STI e Sala Vermelha esses trajes não são permitidos, assim como chinelo, sandália, mochila e capacete. Para evitar contaminação e/ou acidente biológico dê preferência aos calçados fechados. Colabore sempre!

Não é permitida a entrada de nenhum tipo de alimento no hospital – tanto para o acompanhante como para o paciente. Esta proibição é para evitarmos a proliferação de insetos junto aos leitos e, também, devido às dietas alimentares específicas de cada paciente, conforme o serviço de Nutrição.

Avise aos familiares e amigos sobre os horários de visita!

Serão disponibilizados da seguinte forma:

SETOR HPM HORÁRIO VISITANTE(S)
Emergência/Politrauma* 15h às 16h Até 4 visitas, 2 de cada vez (10min de visita)
Clínica Médica 2 e 3 15h às 16h 2 de cada vez
Maternidade 15h às 16h Até 6 visitas, 2 de cada vez
Maternidade 15h50 às 16h (10min) Irmãos do bebê menores de 12 anos
Unidade Intermediária Neonatal (Berçário) 09h às 20h Pais
Unidade Intermediária Neonatal (Berçário) 15h40 às 16h Avós 
Pediatria 15h às 16h 2 de cada vez
Pediatria 19h às 20h Pais
STI Neonatal 9h às 21h Pais
STI Neonatal 15h às 16h com psicóloga Avós 3ª feira
STI Pediátrico 9h às 21h Pais 
STI Pediátrico 15h às 16h com psicóloga Avós 3ª feira 

SETOR IRMÃS DO HORTO HORÁRIO VISITANTE(S)
Cirúrgica 1 e 2 15h às 16h 2 de cada vez
Clínica Médica 1 15h às 16h 2 de cada vez
CTI 1 e 2 15h às 16h 2 de cada vez 
Obs. Adulto 3 15h às 16h 2 de cada vez
Sala Amarela 15h às 16h 2 de cada vez
Sala Vermelha 15h às 16h 2 de cada vez

Obs: os horários poderão sofrer alterações de acordo com a necessidade das unidades.

Organize-se para estar no hospital no horário de visita.

Para melhor organização hospitalar não será autorizada visita fora do horário.

*Politrauma - A visita é liberada pelo chefe de enfermagem ou médico, podendo variar conforme atendimentos no setor no horário regulamentar.

Não é permitida a entrada de crianças abaixo de 12 anos de idade para visitas.

A entrada de ministro religioso para atender pedido de paciente poderá ser realizada fora do horário de visita, após apresentação de carteira de identidade na Recepção Principal, que fará o contato com o setor para liberação.

As orações devem ser feitas em tom baixo.

Horário para troca de acompanhante: 8h às 9h e 19h às 20h.

Somente um acompanhante por paciente tem direito a cada refeição.

Pertences e equipamentos eletrônicos particulares são de responsabilidade de seus usuários. O HPM não se responsabiliza por perdas e danos de objetos pessoais.

Portanto, traga somente o indispensável!

As TVs de uso coletivo instaladas nas enfermarias funcionarão até às 23h, em volume baixo e de acordo com as regras do setor.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO
Caso precise comprovar que está acompanhando o paciente, é necessário informar todos os dias à Assistente Social no momento da sua chegada e buscar no mesmo dia. A profissional orientará quando retirar sua declaração. O acompanhante que não deixe o hospital durante toda a internação, também deverá solicitar diariamente.

DECLARAÇÃO DE INTERNAÇÃO
A qualquer momento você pode solicitá-la na Recepção Principal. Declara que o paciente está ou esteve internado, constando o período e o setor de internação.

INFORMAÇÕES CLÍNICAS
Informações sobre o quadro clínico do paciente, bem como evolução, condição de alta ou transferência devem ser questionadas direto com o médico, na hora que este passar visita no leito do paciente, neste momento aproveite para tirar suas dúvidas.

Não passamos informações de pacientes por telefone.

ALTA HOSPITALAR
No momento da alta hospitalar, é importante o contato com o Serviço Social, Enfermagem e Médico para receber orientações relacionadas à continuidade do tratamento e acompanhamento na rede assistencial de seu município. Se houver exame de RX ou tomografia deverá ser retirado na própria enfermaria, no momento da alta.

CÓPIA DO PRONTUÁRIO e BAM (BOLETIM DE ATENDIMENTO MÉDICO)
Caso necessite apresentar a documentação da sua internação ou atendimento médico, para dar entrada em INSS, DPVAT e outros fins, solicite no momento da alta na Recepção Principal - Setor de Protocolo, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h e sexta-feira 9h às 13h. A retirada da cópia do documento é no período da manhã, das 9h às 12h.

DECLARAÇÃO DE INTERNAÇÃO
A qualquer momento você pode solicitá-la na Recepção Principal. Declara que o paciente está ou esteve internado, constando o período e o setor de internação.

LAUDO MÉDICO
É o documento que informa o diagnóstico do paciente, com especificações clínicas, quando necessário. O Laudo Médico deve ser solicitado ao médico.

LAUDO DE EXAMES RX E TOMOGRAFIA
Laudos de exames já realizados devem ser solicitados na Recepção da Radiologia com o pedido do médico por escrito. Filmes de RX devem ser solicitados na enfermaria para levar para casa no momento da alta.

SEGURO DPVAT (Casos de acidente de trânsito)
O Serviço Social orienta sobre a documentação necessária para dar entrada no seguro. Para mais informações www.seguradoralider.com.br ou 0800 0221204.

DOCUMENTOS PERDIDOS
RG, CNH, CT, Caderneta da Gestante e Cartão da Criança perdidos no hospital podem estar na Ouvidoria.

Medidas para contribuir na prevenção de Infecção hospitalar:

Lave bem as mãos antes e depois de entrar em contato com o paciente. A lavagem das mãos com água e sabão é importante.

Evite manipulação de celular.

Acompanhante e visitante não devem sentar no leito de nenhum paciente, nem circular em outros leitos e enfermarias.

As sobras de alimentos não poderão ser guardadas e nem jogadas nas lixeiras. Há serviço de recolhimento feito por funcionários do hospital.

Não lavar roupas nos banheiros da enfermaria. Procure manter contato com parentes e amigos para troca e lavagem das roupas para não estocá-las no hospital.

É proibido fumar em todas as dependências internas do hospital, incluindo corredores, banheiros, áreas externas cobertas e entorno do hospital.

Recomendações Importantes:

Evite circular com crianças e bebês nas áreas do hospital.

Procure falar em voz baixa dentro do hospital, pois os pacientes precisam de ambiente tranquilo e silencioso para uma melhor recuperação.

Não é permitido fotografar ou filmar o setor e o paciente.

A equipe multidisciplinar de saúde tem autonomia para verificar o cumprimento das normas estabelecidas neste informativo e poderá acionar o Serviço de Segurança do hospital, se houver necessidade.

Faz parte do seu conforto o cuidado e a colaboração com as normas!