Secretaria de Saúde

Alunos do Cetep participam de curso de biossegurança em odontologia

2019-09-04 18:16:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
Foto: João Barreto
Objetivo é orientar os alunos sobre as normas de biossegurança com orientações práticas e conceitos de saúde

Os alunos do curso de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) do Centro de Educação Tecnológica Profissional (Cetep), da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, participaram nesta quarta-feira (4) da capacitação em “Biossegurança em Odontologia”. O curso foi ministrado pela equipe da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), ligada à Secretaria de Saúde.

Segundo a dentista da Covisa, Raquel Haadad, o objetivo da palestra é orientar os alunos sobre as normas de biossegurança com orientações práticas e conceitos de saúde, visando à prevenção de riscos associados aos procedimentos desenvolvidos nos consultórios odontológicos. “Os ASB são a alma do consultório, pois atuam diretamente no processo de esterilização dos artigos, limpeza e desinfecção das superfícies do ambiente de trabalho e manejo dos resíduos oriundos do serviço de saúde, entre outros assuntos”, disse.

A aluna de Auxiliar de Saúde Bucal, Sâmyla Costa, contou que está gostando muito do curso e que a expectativa é voltar para o mercado de trabalho. “Estou no último ano do ensino médio da EJA e venho buscando me qualificar para novos desafios, inclusive concursos públicos nessa área”, frisou.

Covisa

A Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária realiza trabalho de orientação e formação ao longo do ano, quando ocorrem diversos tipos de capacitações, como o de "Boas Práticas em Manipulação de Alimentos"; "Boas Práticas em Hotéis e Pousadas"; "Boas Práticas em Salão de Beleza"; "Biossegurança em Odontologia"; "Ações de Saneamento Básico em Domicílios"; "Operador de Veículos Transportadores de Água Potável-Caminhão Pipa", entre outros.

Qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou denúncia, a população pode realizar através do telefone 2762-0935, e-mail visa@macae.rj.gov.br, ou na própria sede da Covisa, que fica localizada na Rua José de Aguiar Franco, 2150, Costa do Sol.

+ Mais Notícias