CCZ prossegue com ações de combate ao Aedes

09/09/2019 11:27:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Agentes realizam visitas domiciliares em diversos bairros

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará diversas atividades, esta semana, para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Serão reforçados os trabalhos de vigilância em saúde, com mutirões, fiscalização em pontos estratégicos e aplicação de inseticidas, além de visitas domiciliares, carro fumacê, controle de roedores e reconhecimento geográfico. As ações acontecem em vários bairros de segunda a sexta-feira (9 a 13 de setembro).

Nesta segunda-feira (9), agentes de combate a endemias iniciaram as visitas domiciliares, com orientação sobre o controle do vetor, aplicação de larvicida e controle mecânico. As atividades ocorrem até sexta-feira.

Já as ações de orientação, inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos em pontos estratégicos, por meio de bombas aspersoras, serão realizadas nos bairros Piracema, Águas Maravilhosas, Nossa Senhora da Glória, Novo Cavaleiros e São Marcos.

Os agentes de endemias atuarão, também, no controle de roedores, nos bairros Imbetiba (segunda-feira), Nova Esperança (terça-feira), Parque Aeroporto (quarta-feira), Lagomar (quinta-feira) e Barra de Macaé (sexta-feira).

Em diversos bairros de Macaé, o CCZ realiza o reconhecimento geográfico do município, com produção e atualização dos mapas das localidades, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis por tipo. O trabalho é atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e tratamento químico.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato pelo aplicativo do WhatsApp 99864-4073 ou pelo telefone 0800-022 6461.