Centro de Saúde Jorge Caldas é referência em atendimentos

22/02/2017 11:41:00 - Jornalista: Tatiana Gama e Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom

Local concentra 13 especialidades, com média de 4 mil atendimentos por mês

O Centro de Saúde Jorge Caldas é referência no atendimento ambulatorial de Macaé. Com média mensal de quatro mil atendimentos, o espaço concentra 13 especialidades médicas. Além disso, a unidade conta com setor de autorização de exames, que funciona das 7h às 16h, e serviços odontológicos.

A marcação de consultas pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os atendimentos acontecem no mesmo período com término às 22h. É necessário apresentar carteira do prontuário. Para quem não tem cadastro, é preciso levar identidade e carteira do SUS. Os menores de idade devem estar munidos de carteira de vacinação.

No Centro de Saúde também é possível realizar exame de eletrocardiograma, triagem e curativo. Com 20 consultórios, as especialidades oferecidas são: clínica geral, pneumologia, nefrologia, pediatria, hematologia, nutrição, cardiologia, gastroenterologia, infectologia, neurologia, endocrinologia, urologia e alergia.

Para marcação, os pacientes devem apresentar encaminhamento, exceto clínica geral. No local, ainda funciona a farmácia de medicamentos especiais, oferecidos pelo governo estadual, por meio de cadastro. São 60 tipos de medicamentos que atendem situações como como hemodiálise, renal crônico, transplantados, psiquiátricos, hepatites, entre outros.

O diretor do Centro de Saúde Jorge Caldas, Mauricio Zampieri, fala sobre a importância do espaço. "A unidade é fundamental na centralização dos atendimentos, minimizando os deslocamentos dos pacientes", frisa.

Odontologia

O atendimento odontológico acontece segunda e sexta-feira, em caso de extração. O serviço de clínica ambulatorial para adultos é oferecido às terças e sextas-feiras. Já pediatria, as quartas e quintas-feiras. Pela manhã, é livre demanda por ordem de chegada. No período da tarde, somente por marcação, por meio dos telefones: 2762-0539/2796-1364.

Programas

O Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas concentra programas importantes para garantir a saúde da população, como o de Tuberculose, Hanseníase, Centro de Referência ao Diabético (CRD) e Centro de Testagem e Aconselhamento, responsável em realizar testes para detectar vírus do HIV (Aids) e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Programa de Tuberculose - De acordo com Raquel Lima, responsável pelo setor, em 2016 foram registrados em média 150 casos em tratamento. Ela explica que a doença é transmissível e causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, no entanto, segundo a profissional, podem ocorrer em outras partes do corpo, como olhos, rins, ossos e outros órgãos.

Para prevenir a doença, é necessário evitar ambientes fechados e mal ventilados, pois favorecem a transmissão da doença, nesses casos, o paciente deve cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar. Raquel Lima informa ainda que a vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois previne as formas mais graves da doença. "A tuberculose tem cura, mas, o paciente deve seguir o tratamento correto por pelo menos seis meses".

Programa de Hanseníase - Neste programa o tratamento do paciente poderá levar de oito a 12 meses. Ele é realizado com remédios e exercícios para prevenir as incapacidades e deformidades físicas.

O coordenar do Programa de Hanseníase, o médico Maurício Zampieri, explica que a doença tem cura, mas precisa que os profissionais e população conheçam mais sobre o problema. A orientação é que os familiares ou pessoas que moram com quem recebeu o diagnóstico da doença também devem ser examinados nos serviços de saúde e aprendam a reconhecer os sinais e sintomas da hanseníase.

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) - É responsável em realizar testes para detectar vírus do HIV/Aids e outras doenças sexualmente Transmissíveis. O programa conta com uma equipe multidisciplinar, que permite maior resolutividade e humanização no atendimento. O paciente diagnosticado com o vírus HIV é imediatamente encaminhado ao tratamento adequado.

Centro de Referência ao Diabético - Oferece atendimento multidisciplinar aos diabéticos do município. O programa atende pacientes encaminhados com diagnóstico. No local, são oferecidos atendimentos a gestantes diabéticas, crianças e diabetes graves de difícil controle. O atendimento é realizado por uma equipe formada por médico endocrinologista, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros (triagem, pré-consulta, avaliação e oficina de insulina), assistentes sociais, podólogos, fisioterapeutas e terapeuta ocupacional.

O Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas funciona na Rua Tenente Coronel Amado, Centro. Outras informações pelo telefone (22) 27627996.


Fotos Relacionadas