Inscrições para a Conferência de Saúde terminam domingo

15/03/2019 11:35:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin / Arquivo SECOM

Evento acontecerá nos dias 21 e 22 de março, no Centro de Convenções

Seguem até domingo (17) as inscrições para a 14ª Conferência Municipal de Saúde de Macaé. A edição deste ano tem como tema principal "Democracia e Saúde". O evento acontecerá nos dias 21 e 22 de março, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, e vai discutir políticas públicas para o setor. A inscrição pode ser feita no site da Prefeitura de Macaé.

De acordo com a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenadora da Comissão Organizadora do evento, Adriana Leclerc, qualquer pessoa pode se inscrever e os participantes serão distribuídos em três categorias: delegados (com direito à voz e voto), convidados (com direito à voz e participação) e credenciamento livre (com direito à voz nas mesas de debate).

"Durante a conferência serão debatidos três eixos temáticos em grupos: "Saúde como direito", "Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)" e "Financiamento adequado e suficiente para o SUS". No ato da inscrição, o participante deve assinalar em qual grupo temático irá participar", explica Adriana.

O secretário executivo do Conselho e da Comissão Organizadora da Conferência, Alex Sandro Silva, ressalta que o evento fortalece a participação e o controle social no SUS. "Através da conferência que buscamos melhorias para a saúde e a participação do usuário é fundamental nesse processo", frisou.

Para participar como delegado, as entidades de classe e sociais devem indicar um representante. O mesmo deverá apresentar o ofício de indicação como delegado na secretaria do Conselho Municipal de Saúde, localizada na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 466, no primeiro andar.

Programação

Dia 21 de março

7h30 – Abertura do Credenciamento;

8h – Café da Manhã;

9h – Solenidade de Abertura;

10h30 – Plenária para Aprovação do Regulamento da 14ª Conferência Municipal de Saúde;

10h50 – Apresentação dos resultados da 13ª Conferência Municipal de Saúde;

11h20 – Apresentação Cultural – Projeto Contos e Cantos;

12h – Almoço no local;

13h30 – Palestra I - Saúde como direito: Raphaela Jahara - Defensora Pública Estadual e Coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva;

14h30 – Palestra II - Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) Enfermeira Solange Belchior – Enfermeira Sanitarista e Conselheira Estadual de Saúde;

15h30 – Palestra III - Financiamento adequado e suficiente para o SUS - Raquel Miguel Rodrigues - Mestre em Saúde Coletiva, especialista em Saúde Pública, Graduação em Fisioterapia, Professora Assistente da Graduação de Medicina UFRJ-Macaé;

16h30 – Diálogo Temático (Perguntas e respostas);

17h – Formação dos Grupos de Trabalho;

Eixo I – Grupo 1 e 2 - Saúde como direito;

Eixo II – Grupo 1 e 2 - Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);

Eixo III – Grupo 1 e 2 - Financiamento adequado e suficiente para o SUS;

17h30 – Encerramento.

Dia 22 de março

7h30 – Credenciamento;

8h – Café da manhã;

9h – Grupo de Trabalho;

12h – Almoço no Local;

13h – Grupo de Trabalho;

15h30 – Apresentação Cultural do Núcleo de Danças Portadores da Alegria (NDPA);

Entrega dos relatórios dos grupos de trabalhos;

15h50 – Plenária final;

18h – Coquetel de encerramento.