Praça Veríssimo de Melo recebe Projeto Vamos Sorrir

09/06/2018 12:46:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Guga Malheiros

Ação teve como objetivo estimular a prevenção e a saúde bucal de crianças até os 12 anos

A parceria entre a Prefeitura de Macaé e o Conselho Regional de Odontologia (CRO-RJ) levaram à praça Veríssimo de Melo o projeto “Vamos Sorrir”, neste sábado (9) pela manhã. A ação teve como objetivo estimular a prevenção e a saúde bucal de crianças até os 12 anos. Dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Macaé foi um dos 17 que recebeu o projeto esse ano. Quem compareceu à praça também ganhou kits de higiene bucal.

Ao todo, foram distribuídos 150 kits contendo escova e pasta de dente. Seis dentistas da Coordenadoria de Odontologia Coletiva da prefeitura participaram do projeto.

- O projeto é muito bom porque incentiva as crianças a fazerem a escovação e ir ao dentista. De seis em seis meses eu levo meu filho ao Centro de Saúde Jorge Caldas para o dentista fazer a revisão e está tudo certo com ele – explicou a recepcionista Luciana G. da Silva, 44 anos.

O filho dela, Caleb, 7 anos, aprovou o projeto: “é bom escovar os dentes para as cáries não comerem nossos dentes”.

Já o militar Ivo de Melo, 33 anos, estava com a filha Letícia de 6 anos. “É bem interessante, muito bom. É importante incentivar a escovação”, disse. A filha lembrou que a mãe escova os dentes dela. “Na escola, escovo os dentes depois do almoço”, disse.

O coordenador de Odontologia da prefeitura, Vitor Carvalhal, ressaltou que o objetivo é a promoção da saúde para crianças de até 12 anos. “Orientamos as crianças a fazerem a escovação bucal, a quantidade correta do creme dental a ser colocado na escova e a utilização do fio dental também que evita o acúmulo de restos de alimentos nos dentes”, informou.

O conselheiro efetivo do CRO-RJ e do projeto “Vamos Sorrir”, Altair Dantas de Andrade, explicou que o projeto é uma parceria com os municípios e a iniciativa “Juntos pela Odontologia” para destacar a importância da prevenção e relevância da escovação dentária.

- Trazemos o suporte para a realização do evento e o município fornece os profissionais. Na programação acontece um teatro de fantoches para demonstrar para as crianças a forma correta de se escovar os dentes – informou.

A coordenadora da Odontologia Coletiva, do Consultório de Bebês e do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), Carla Bittencourt, explicou que a saúde bucal está sendo intensificada pela prefeitura, focada na prevenção e ações realizadas nas 106 escolas da rede pública municipal. Em abril, a Odontologia Coletiva realizou 18.253 procedimentos que consistiram em escovação supervisionada, aplicação de flúor e palestras educativas nas escolas. “No Consultório de Bebês e Odontopediatra realizamos 468 procedimentos, como extração, tratamento de canal e restaurações, em abril. Já pelo TRA, com restaurações, limpezas e selantes, foram 870 procedimentos, no mesmo mês. O objetivo principal é diminuir a incidência de cárie com a redução de índice de levantamento epidemiológico”, detalhou.

O Centro de Especialidades Odontológicas de Macaé (CEO) atende crianças de um a 12 anos por meio do Consultório de Odontopediatria e Bebês, que possui uma sala para assistência e, neste mês, ganhará outra. O agendamento para atendimento no consultório odontopediátrico é feito uma vez por mês. A próxima data será dia 20. Os próximos dias para agendamento são: 11 de julho, 1º de agosto e 22 de agosto por meio dos telefones (22) 2796-1364 e (22) 2762-0539, de 8h às 12h.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) funciona na rua Velho Campos, 566, no Centro. O funcionamento é de segunda a sábado, de 7h às 18h. Já a emergência funciona todos os dias durante 24 horas.


Fotos Relacionadas