Saúde Total acontece nesta sexta em Trapiche

07/06/2017 11:17:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Nesta sexta-feira (9), a Prefeitura de Macaé numa ação intersetorial coordenada pela Secretaria Saúde, vai realizar uma série de ações na localidade de Trapiche. O objetivo é sensibilizar a população da região serrana do município sobre a necessidade da imunização de todos os moradores contra a febre amarela. O Saúde Total acontecerá na praça principal da localidade, das 9h às 15h.

De acordo com dados oficiais da Secretaria de Estado de Saúde, dos quatro casos positivos para a doença, dois foram a óbito. Até o momento, no estado, foram registradas 21 notificações, 14 descartados, quatro positivos e três aguardando resultado.

- Frente aos casos positivos da doença, Macaé se tornou uma área com recomendação temporária pela Secretaria de Estado de Saúde para a vacina contra a febre amarela. É importante que vacinemos, no mínimo, 95% da população, principalmente a que vive na região serrana, onde foram confirmadas a doença - frisa a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal Cin, lembrando que a imunização de todos criará um cinturão contra a doença.

Ana Paula acrescenta que, neste momento, todas as pessoas residentes na serra a partir de nove meses de idade fazem parte do grupo prioritário para vacinação contra a febre amarela, incluindo gestantes, mulheres que estejam amamentando e idosos acima de 60 anos.

As ações intersetorias que vão acontecer na praça principal incluem vacinação contra febre amarela e gripe, verificação de pressão arterial, avaliação nutricional, escolinha de educação no trânsito, orientações sobre prevenção da febre amarela, dengue, zika e chikungunya e educação ambiental, além de informações sobre recursos de multa, carteira de idoso e estacionamento. A programação contará ainda com demonstração de primeiros socorros às 10h, 11h e 14h.

A Secretaria Adjunta de Esporte estará participando também do evento, com serviços de avaliação física, peso, altura, percentual de gordura e orientações sobre atividades físicas das 9h às 15h.

O trabalho conta com a participação das secretarias de Saúde, Mobilidade Urbana, Ambiente, Esportes, Educação, Defesa Civil, Comunicação, Interior, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Escola Técnica José Rodrigues e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Matéria atualizada em 08/06/2017 às 16h.