Tratamento humanizado aos pacientes com câncer completa dois anos

23/02/2016 12:07:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

Foram realizadas 3.671 consultas médicas especializadas para 513 pessoas cadastradas

O atendimento humanizado aos pacientes oncológicos de Macaé completou dois anos este mês. O Centro de Oncologia do Hospital São João Batista, que tem convênio com a prefeitura para prestar serviços aos usuários do SUS, realizou, neste período, 3.671 consultas médicas especializadas para 513 pessoas cadastradas. Foram realizadas 1.980 sessões de quimioterapia, em 216 pacientes, além de 282 cirurgias.

O aposentado Almir Pereira Magalhães, 61 anos, morador do bairro Miramar, descobriu o câncer de estômago em junho de 2013. "Recebi todo o tratamento necessário como operação e sessões de quimioterapia e, ainda, radioterapia, que foi realizada em outro município. Minha luta é sobreviver e, atualmente, não tenho mais neoplasias. Receber todo esse carinho no meu município faz a diferença ", frisa Almir.

De acordo com o chefe do Centro de Oncologia do Hospital São João Batista, Sávio Rangel Mussi Rocha, a maior incidência de câncer no município é: mama, próstata, cólon e reto. "Esses dois anos de tratamento no município marcam um grande avanço. O processo de tratamento dentro da cidade evita o desgaste do deslocamento tanto para o paciente quanto para a família. E isso é muito importante para uma doença que deixa todos os envolvidos bastante vulneráveis", afirma.

O Centro trata neoplasias malignas como: órgãos digestivos (estômago, intestino delgado, cólon, junção retossigmóide, reto, ânus e canal anal, pâncreas); aparelho respiratório ( brônquios e pulmões); mama; órgãos genitais femininos (colo do útero, corpo do útero, ovário); órgãos genitais masculinos (próstata, testículos e bexiga).

O espaço oferece, também, consultas da equipe multiprofissional. Em 24 meses, foram realizados 1.236 atendimentos (fisioterapia, psicologia, enfermagem, serviço social, farmácia e odontologia).

Centralização

Ao receber o diagnóstico de câncer, em qualquer unidade da rede municipal de saúde, o primeiro passo é comparecer ao Núcleo Municipal de Oncologia, Ostomia e Especialidade Médicas, localizado na Visconde de Quissamã, 674, Centro. O espaço, responsável pela triagem e encaminhamento do paciente ao Centro de Oncologia do Hospital São João Batista, completa um ano no próximo dia 4, com 15.702 atendimentos.

A coordenadora do Núcleo, Ana Terra, explica que a ideia é centralizar o atendimento. "A proposta é evitar que os pacientes fiquem percorrendo as unidades em busca de serviços. O usuário recebe todo o suporte como exames, transporte e encaminhamentos. Os casos que precisam de radioterapia são encaminhados para outros municípios. Também oferecemos consultas médicas nas especialidades de dermatologia, urologia, cardiologia e clínica geral", acrescenta.

O Núcleo ofereceu os seguintes atendimentos de março de 2015 a janeiro de 2016: regulação (3.816); exames (2.671); fisioterapia (1.657); psicologia (696); nutrição (111); atendimento médico (5.801); polo de ostomia (688); serviço social (5) e oficinas (257).

Outras informações pelos telefones: (22) 27961508 e 27961326.


Fotos Relacionadas