Educação estabelece metas para 2019

13/12/2018 18:36:00 - Jornalista: Joice Trindade e Waleska Freire

Foto: Arquivo Secom - Rui Porto Filho

Entre as medidas está a ampliação da oferta de escolas na Educação Infantil

Medidas para o fim do ano eletivo 2018 e metas para 2019. Com essa pauta, o secretário de Educação, Guto Garcia, se reuniu com coordenadores e superintendentes nesta quinta-feira (13), enfatizando a continuidade da gestão democrática no ensino e ações para a valorização da educação. Dentre as ações estabelecidas está a inauguração oficial do prédio da Secretaria de Educação, na próxima quinta-feira (20), às 9h, na Rua Vereador Djalma Salles Pessanha, 591, Botafogo. No pacote de medidas anunciadas estão a implementação do projeto Bolsa Escola, ampliação dos espaços escolares, construção de novas escolas, cobertura de quadras, ginásio na Cidade Universitária e bolsas para o ensino superior.

Sob gestão da Educação, o projeto Bolsa Escola é uma das ações definidas para 2019. A iniciativa visa atender alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, com a concessão de bolsa no valor mensal de R$ 600. O benefício será destinado aos cem primeiros colocados, tendo como critério a média das provas bimestrais tendo como destaque as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências, além da participação em atividades pedagógicas. A meta é atender alunos de 20 escolas municipais do segundo segmento.

A ampliação de espaços escolares é outra meta. De acordo com Guto Garcia, a intenção é ampliar, a médio/longo prazo, o número de escolas e, consequentemente, ofertar mais vagas. Para isso, serão construídas quatro escolas-padrão, sendo duas no bairro Lagomar, uma na Ajuda e uma no bairro São José do Barreto. A expansão das escolas municipais tem como prioridade universalizar o atendimento dos estudantes do segmento infantil, em especial os alunos na faixa de dois anos.

"A proposta é melhor atender alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de profissionais da educação. Com as novas unidades, a educação de Macaé contribuirá para que o aluno estude próximo de casa, facilitando assim o acesso e a logística familiar, minimizando o tempo do estudante em transporte escolar", observou Guto.

Outra medida é a cobertura das quadras nas escolas municipais Professora Maria Angélica de Oliveira das Dores (Lagomar), Colégio Municipal Doutor Cláudio Moacyr de Azevedo (Aeroporto), Raul Veiga (Glicério) e Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol). Além disso, segundo o secretário de Educação, as escolas municipais também continuarão passando por reformas e manutenção adequada, conforme a demanda.

Ensino Superior

Um ginásio poliesportivo será construído na Cidade Universitária para a realização de atividades esportivas de universitários da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Federal Fluminense (IFF). Também está prevista a destinação de bolsa para estudantes dos cursos de graduação da Cidade Universitária e Colégio Aplicação (CAp). "Vamos definir os critérios para a concessão de bolsas para os alunos destas instituições. A contrapartida será participar de projetos pedagógicos, que devem ser oferecidos aos alunos das escolas municipais", pontua.

Macaé se destaca atendendo integralmente crianças na faixa de três e quatro anos, antecipando a meta do Governo Federal, que determina aos municípios o atendimento de todas as crianças na faixa etária de dois a cinco anos até o ano de 2021.