Educação lança blog e aplicativo com atividades pedagógicas gratuitas

24/03/2020 13:25:00 - Jornalista: Joice Trindade e Waleska Freire

O acesso ao blog está em evidência na página principal do site

Já está disponível o blog www.educacaonaopara.com, que apresenta atividades para alunos das redes pública e privada de Macaé, como ferramenta para poder estudar em casa durante o período de quarentena, por conta do COVID-19. No blog, com acesso na página principal do site macae.rj.gov.br, os estudantes, pais ou responsáveis encontram atividades pedagógicas como vídeos, provas, textos, simulados e exercícios preparados pelos professores da Educação Infantil. Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva, Ensino Médio e Pré-Vestibular Social. Em Macaé não há caso confirmado do coronavírus mas, diante da pandemia da doença, que levou à suspensão das aulas, a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, está oferecendo conteúdos de estudo on line.




A equipe do projeto Inova Macaé - Laboratório de Inovação em Gestão Pública, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento, atuou na elaboração da ferramenta/aplicativo https://app.vc/educacaonaopara, que disponibiliza conteúdos da Educação Infantil. A previsão é que atividades referentes ao Ensino Fundamental também sejam inseridas. Os materiais produzidos pelos professores continuam sendo recebidos através do email educacaonaopara@gmail.com. A equipe da Secretaria de Educação analisa o conteúdo e, em seguida, disponibiliza no blog, que abrange atividades diretamente relacionadas a algumas habilidades e competências referentes ao 1° bimestre do ano letivo de 2020.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, quem não tiver acesso a internet poderá usar o livro didático e estudar a matéria que foi repassada como forma de revisão. "Estamos adotando modelo de ensino e aprendizagem que se propõe a inovar e mudar completamente a forma como lidamos com a educação tradicionalmente, em que o aluno estuda pelo livro, blog e depois o professor vai revisar o conteúdo, na volta às aulas. É uma nova forma de ensino que leva em conta a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Queremos contar com a colaboração das famílias para orientar e incentivar os estudantes nesta rotina diferente de estudos ", ressaltou.

Guto Garcia lembra que a equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional não está medindo esforços para a apresentação de todo o conteúdo. "É um trabalho diferente e árduo. Por isso pedimos a colaboração dos professores para que enviem as atividades para o email. As aulas on line são rápidas. Nosso objetivo é ensinar o aluno a aprender. Por isto estamos orientando os professores para que os vídeos enviados sejam curtos, mas com conteúdo. No retorno das aulas, o conteúdo virtual poderá ser compartilhado entre os 5 mil professores de diferentes disciplinas proporcionando que um conheça e navegue no material destacando a troca de conhecimentos e experiências. ", ressaltou.

Conteúdos - Responsável pelo desenvolvimento do blog, o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) orienta que as atividades não precisam ser impressas e nem realizadas todas de uma única vez, mas diariamente. Na aba da "Educação Infantil" estão sendo apresentados conteúdos como "Vivências", " Registros das Famílias", " Textos para pais/ responsáveis" e " Entendendo a Educação Infantil". No Ensino Fundamental, os alunos do 1º ano contam com atividades de Linguagem, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, 4º ano com leitura e interpretação, além de Matemática e 5º ano- Língua Portuguesa e Matemática. Os materiais para alunos do 2º e 3º ano estão sendo organizados para acesso no blog.

Para alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), estão sendo exibidas atividades pedagógicas com vídeos, jogos e animação. O Ensino Médio também destaca exercícios de disciplinas como Física, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Oficina de Redação e Interpretação de texto. Os alunos das etapas I a IX da Educação de Jovens e Adultos (Eja) e Educação Inclusiva também contam com questões específicas. Já quem está no Pré- Vestibular Social conta com conteúdos de Redação, Literatura, Inglês, História,, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Matemática I e II, além das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem) e da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS)

De acordo com o coordenador do NTM, Alex Bogado, o blog está sendo uma ótima oportunidade para o desenvolvimento da disciplina de estudo e independência indispensáveis ao sucesso na vida pessoal e profissional no mundo do conhecimento do século XXI. "Os conteúdos estão sendo atualizados e recebidos diariamente e, por isso, são analisados e disponibilizados aos poucos. Para reforçar a aprendizagem, o aluno pode, ainda, realizar uma pequena pesquisa sobre o assunto abordado no caderno, que é utilizado na escola", finalizou