Educação: professores participaram projeto de formação

10/04/2021 17:38:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arte e Divulgação/Secretaria de Educação

Atividades aconteceram ao longo desta semana

Professores da Educação Infantil participaram, nesta semana, da primeira etapa da Formação em Serviço do primeiro semestre. A programação virtual, encerrada nesta sexta-feira (9), teve como tema "Percursos Narrativos nas práticas pedagógicas da Educação Infantil em tempos de pandemia".

O módulo contou com vídeos, apresentação de poemas, reflexões e debates sobre os temas "Das concepções à escuta sensível", "Criança-sujeito individual e social", "Professor-parceiro experiente", "Escuta-muito além do ouvido-processo contínuo do cotidiano", "Considerações metodológicas-observar e escutar", "Cinco habilidades para o processo de observação", "Estratégias para a rotina permanente" e "Calendário das rodas de conversa". A formação em serviço segue até o segundo semestre letivo.

A formação, iniciada na segunda-feira passada, faz parte da lista de módulos do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) e é ministrada pela plataforma Google Meet. A Educação Infantil da rede municipal segue com a prioridade de estreitar os vínculos junto aos pais e responsáveis pelos 12 mil estudantes da Educação Infantil, nas 61 escolas que atendem ao segmento.

Os cronogramas de vivências também poderão ser encontrados nos grupos de whatsapp e redes sociais das escolas. São disponibilizadas ainda orientações no e-book, livreto digital, que visa contribuir e enriquecer as possibilidades educativas, auxiliando as famílias durante a quarentena e o tempo necessário de suspensão das aulas presenciais. Com o tema "Uma conversa com as famílias. Como contribuir com a educação das crianças em tempos de pandemia?", a ferramenta virtual está disponível no site da Educação Infantil.

Com o endereço https://www.educacaoinfantilmacae.com.br/, a página tem uma linguagem própria com concepções e conteúdos específicos com abas como "Entendendo a Educação Infantil", "Dialogando com as Famílias”, "Espaço para professores" e “Espaço para gestores”. A proposta da Superintendência de Educação Infantil é manter o vínculo afetivo com as famílias e garantir o atendimento às crianças.


Fotos Relacionadas