Festival de Música revela talentos da rede municipal

24/05/2017 17:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Domínio técnico, musicalidade e originalidade são avaliados

Cerca de 50 estudantes soltaram a voz no II Festival de Música Estudantil de Macaé. A programação, realizada na Rinha das Artes nesta quarta-feira (24), contou com alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio. A final será no dia 21 de junho, às 14h, no Teatro Municipal de Macaé. Todos os participantes do festival receberão certificados. A premiação será com troféus para melhores composição e intérprete.

Entre os selecionados na categoria de melhor interpretação estão os alunos Carlos Daniel Silva (Escola Leonel Brizola), Maria Letícia da Silva (Generino Teotônio de Luna), Maria Clara Santos (Maria Letícia dos Santos Carvalho), Maysa Machado (Leonel de Moura Brizola), Giovana Freire (Raul Veiga), Anderson Fourny (Maria Isabel Damasceno Simão), Rebeca Azevedo (Engenho da Praia), coro “Descendo a Serra” (Raul Veiga). Também vão participar da eliminatória Milla Lima (Escola Polivalente Anísio Teixeira), Emily Messias (Tarcísio Paes de Figueiredo), Luis Felipe Estevão e Andressa Tavares (Maria Isabel Damasceno Simão).

Já os classificados com melhor música inédita são Milla Lima (Polivalente Anísio Teixeira), Giovana Barcelos (Raul Veiga), Marcos Paulo Silva (Olga Benário Prestes) e Paulo Barroso, Josué Pinto, Matheus Siqueira, Vinicius Vicente, Leonardo Júnior e Diauli Silva (Ivete Santana).

“Alunos que participam de projetos como coral, iniciação à flauta e bandas escolares apresentam bons rendimentos nos estudos. Independente de formar músicos ou não, o aprendizado de música nas escolas reforça a concentração, disciplina e socialização”, explica o secretário de Educação, Guto Garcia.

Integração une alunos em manifestação artística

Mesmo sendo de escolas diferentes, a programação não ganhou a conotação de disputa. Anderson Fourny, aluno do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão e Natália Akyano, estudante do Colégio Maria Letícia Santos Carvalho, não se viam como adversários. “Não estamos competindo. Somos amantes da música, e estamos no festival para mostrar o nosso melhor”, justificou Fourny.

Os candidatos foram avaliados por uma comissão julgadora com profissionais ligados às áreas das artes e música de Macaé como Carlos Clemente, Ricardo Badaró, Felipe Macedo e Robson Farah. Foram avaliados os seguintes critérios: originalidade, arranjo e letra (melhor composição) e domínio técnico, musicalidade, afinação e presença de palco (melhor intérprete).

A programação foi organizada pela equipe da Coordenação de Cultura da Superintendência de Educação Integrada. De acordo com o diretor do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Roberto Valcácio, o festival é uma oportunidade para aproximação das turmas. “É muito importante esta socialização", citou Lucélia Ferreira da Silva e Alexandro da Silva elogiaram o festival. Eles são pais de Maria Letícia da Silva, que estuda no Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, cantora da composição "Quem és tu pra mim”. “Nos surpreendemos com a programação”, disse Alexandro.

Já o responsável pelo projeto Bandas Escolares, Luiz Carlos Pereira, lembra que a música contribui com o processo de ensino aprendizagem dos alunos, se tornando elemento agregador no estudo de outras disciplinas.


Fotos Relacionadas