Inscrições para certificação de jovens e adultos terminam sexta

25/04/2018 09:53:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom

Exame avaliará competência para o Ensino Fundamental e Médio

Terminam nesta sexta-feira (27) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA-2018). As inscrições são gratuitas. As provas acontecerão no dia 5 de agosto em cidades definidas pela organização. A proposta é incentivar os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a acelerar o processo escolar e conseguir, ainda este ano, o certificado de competência para o Ensino Fundamental ou Médio.

Os interessados devem se cadastrar no endereço portal.inep.gov.br/encceja. Jovens, com pelo menos 15 anos completos na data do exame (5 de agosto), podem se inscrever para o Ensino Fundamental. Já quem quer o certificado do Ensino Médio precisa ter, pelo menos, 18 anos completos. Dependendo da nota, será possível tirar o certificado de conclusão ou uma declaração parcial de habilitação em uma ou mais provas.

Em Macaé, mesmo com a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a rede municipal está mobilizando profissionais para incentivar os alunos da modalidade a realizar a prova. Entre as unidades estão: Maria Letícia Santos Carvalho, Ciep Municipal Maringá, Colégio Municipal Aroeira, Polivalente Anísio Teixeira e Maria Isabel Damasceno Simão.

Segundo a coordenadora de campo da EJA, Anísia da Silva Pinheiro, os professores estão desenvolvendo atividades específicas com jovens interessados em realizar a prova. "Estão sendo trabalhadas questões do caderno do Encceja com provas anteriores e conteúdos pertinentes ao exame", explicou.

O exame (Fundamental ou Médio) contará com quatro cadernos de provas, com 30 questão cada um. A avaliação para o Ensino Fundamental abordará português, matemática, ciências, história e geografia. Já a do Ensino Médio vai abranger as disciplinas de matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma redação.

Educação de Jovens e Adultos

Em Macaé, 19 escolas municipais atendem cerca de 3 mil estudantes na modalidade. O interessado em recuperar o tempo perdido nos estudos pode se inscrever comparecendo no setor de pré-matrícula da Secretaria de Educação, na Rua Antero Perlingeiro, 402- Centro.