Jovens do Nova Vida recebem certificado do Centro de Idiomas

06/12/2019 16:36:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Capacitação forneceu noções básicas em inglês e espanhol

Adolescentes de 14 e 17 anos, que fazem parte do Programa Nova Vida, da Prefeitura de Macaé, receberam certificado por terem concluído seis meses de noções básicas nos cursos de inglês e espanhol no Centro Municipal de Idiomas (CMI), também da prefeitura. A entrega dos certificados foi durante solenidade realizada pelo secretário municipal de Educação, Guto Garcia, na noite desta quinta-feira (5), na Cidade Universitária.

Alguns alunos e alunas agradeceram a oportunidade nas línguas que escolheram, como Érick, que falou em espanhol. A capacitação é fruto de parceria do Centro Municipal de Idiomas (CMI), da Secretaria Municipal de Educação, com a Coordenadoria do Programa Nova Vida, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Participaram da solenidade também a superintendente Acadêmica da Ensino Superior, Débora Lacerda, e o coordenador do Programa Nova Vida no município, Douglas Fontes.

“Este momento tem uma importância muito grande na vida desses jovens porque cursar uma língua estrangeira faz toda a diferença na hora de disputar o mercado de trabalho. Com esta parceria, eles receberam as noções básicas no Centro Municipal de Idiomas, oferecidas pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e sem pagar nada por isto”, destacou Guto Garcia.

O curso teve duração de seis meses. Foram contemplados com as vagas os jovens que preenchem os mesmos requisitos para acesso ao CMI que tem como prioridade o atendimento a estudantes da rede pública municipal de ensino. Além disso, participaram da capacitação aqueles que estão saindo do programa, a fim de que tenham mais um incremento no currículo.

Programa Nova Vida

Os jovens do Nova Vida também assistem a palestras com motivação profissional e pessoal e participam de outros cursos de capacitação como o de Robótica, em parceria com o Laboratório Inovar e Aprender, também da Secretaria Municipal de Educação, e outros.

O coordenador informou que, atualmente, o programa tem 500 jovens que exercem atividades de 20 horas semanais em secretarias municipais, sendo quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, em horário compatível à frequência na escola, recebendo, por mês, meio salário mínimo. O programa faz parte do trabalho da Prefeitura de Macaé de fomentar políticas públicas para a infância e a juventude. Para participar do Nova Vida, os adolescentes precisam passar em processo seletivo, apresentar boas notas na escola e ter comprovada frequência escolar satisfatória.


Fotos Relacionadas