Macaé homenageia professores

15/10/2018 09:49:00 - Jornalista: Joice Trindade e Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho e João Barreto

Da Educação Básica ao Ensino Superior, município reconhece e valida a importância do professor para a sociedade

A rede de ensino trabalha para que a educação seja forte na construção de um município com acesso de todos às escolas e faculdades gratuitas, consolidando a missão de construir Macaé como Cidade do Saber e do Conhecimento. Assim é a gestão da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, que leva o afeto e o acolhimento para as salas de aula e comemora o Dia do Professor, nesta segunda-feira (15), com homenagem e agradecimento a cada educador pelo trabalho diário formando pessoas da Educação Básica ao Ensino Superior.

Em Macaé, 3.810 professores (Educação Infantil e primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) atuam nas escolas da área central, bairros e região serrana. Na Cidade Universitária, são cerca de 200 professores, sendo 64 na Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), municipal, e os demais na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A escola tem grande importância e responsabilidade na formação de um cidadão, e o professor é um dos personagens principais deste processo. É o caso de Sandra Regina Barros da Silva, professora da Escola de Educação Infantil Dr. Juventino da Silva Pacheco, na Barra, que conta com 369 estudantes. Com 15 anos de profissão, nove deles dedicado ao segmento infantil, ela se emociona ao falar da arte de lecionar.

"Ser professora é tudo na minha vida. Sou apaixonada e sonhadora. Acredito que a educação é o caminho para a vitória. Costumo falar com meus alunos que nosso futuro depende deles. Não me vejo em outra profissão", comenta. Para contribuir com o processo de ensino, a educadora trabalha com projetos voltados para interações, brincadeiras e vivências dos alunos. Em uma sala, que tem até uma oca produzida pelos alunos com materiais recicláveis, ela se emociona ao falar de sua trajetória.

Junto às turmas do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, a educação de Macaé conta com a atuação da professora Edinete Gomes, que leciona no Colégio Municipal Paulo Freire (Barra), unidade com cerca de mil alunos. Com o importante desafio do ensino da leitura e escrita para 22 alunos do terceiro ano, ela aprecia trabalhar com projetos. Um deles é "Literatura na Mochila". A proposta é criar oportunidades de manusear livros e permitir que os alunos tenham contato com as palavras, despertando assim o interesse pela leitura.

Prefeitura estimula participação da família na educação

Outro ponto positivo registrado pela professora é o envolvimento e a atenção das famílias na prática da leitura. "Fiquei emocionada ao saber de depoimentos de alunos e pais que, em casa, pararam para ler e também se envolveram no personagem e na mensagem do livro 'O Pequeno Príncipe'. Eles praticaram a leitura, desenvolveram a oralidade e tiveram o prazer pela leitura aguçado", pontua.

Com 22 anos de atuação, Edinete lembra que gosta do poder transformador da educação. "São 16 anos na educação de Macaé. A gente se desdobra, cria caminhos e consegue ver resultados maravilhosos com alunos e família. Trabalho há quatro anos nesta escola do Lagomar e, aqui me sinto realizada. Percebo que exerço um importante instrumento de transformação. Tenho muito amor pela meu trabalho", conta.

Para a diretora da FeMASS, professora Claudia Leite, o Dia do Professor deve ser mais um dia para refletir sobre a importância desse profissional. “A missão de educar, estabelecendo troca e suscitando inquietação, questionamentos, prazeres, guarda em si um mundo cheio de possibilidades. Reconhecer e valorizar a função do professor no processo de construção do conhecimento é fundamental para uma educação de qualidade”, citou.

A professora da rede, lotada na faculdade municipal, Sandra Matsumura, também falou do importante papel do professor-educador. "Ensinar e aprender sempre foram ações primordiais para a evolução humana. A formação de qualquer sociedade passa por saberes que incluem conhecimento da língua e diversas formas de comunicação, à apropriação histórica e identitária de um grupo social. Ensinar não é uma tarefa nobre pelos seus desafios, mas pela dimensão humana que extrapola muros. A nobreza vem da incrível arte de compartilhar, o que só um professor-educador pode fazer", resumiu.

A secretária de Educação, Leila Clemente, ressalta que a educação de Macaé executa ações importantes como o processo de eleição para diretores e adjuntos e a qualificação permanente dos profissionais por meio do Centro de Formação Carolina Garcia, espaço que funciona na Cidade Universitária, com cursos específicos para educadores e comunidade.

"O professor é a base da educação. No processo do ensino-aprendizagem entre o professor e o aluno há espaço para o compartilhamento do desenvolvimento integral e é este o conceito maior da educação no município: cuidar da educação básica até o ensino superior. A missão de lecionar vai muito além de transmitir conhecimento, o professor contribui no processo de aprendizagem como um dinamizador, que ensina, estimula, encaminha e prepara os estudantes", finaliza.


Fotos Relacionadas