Prefeitura lança segunda edição do Boletim Ciência Macaé sobre Covid-19

23/09/2020 09:28:00 - Jornalista: Ellis Regina Nuffer

Foto: Arte

A publicação é do Observatório da Cidade e está disponível no site

O Boletim Ciência Macaé nº 2 – Estudos teórico-práticos sobre a Covid-19 em Macaé está disponível, gratuitamente, no portal da prefeitura (www.macae.rj.gov.br) e, para ter acesso, basta clicar no banner no rodapé na capa do site. A publicação é do Observatório da Cidade, vinculado à Secretaria Adjunta de Ensino Superior, da Secretaria Municipal de Educação.

Esta edição traz 13 artigos de pesquisadores que tiveram as suas obras aprovadas na chamada pública para esta edição que contém artigos com variadas abordagens sobre as causas e consequências da COVID-19 com o objetivo de sistematizar, divulgar informações atualizadas e gerar reflexões acerca dos processos vivenciados no âmbito local/regional, no atual cenário de pandemia. A primeira edição especial Enfrentamento à Covid-19 foi lançada também somente na versão online no portal.

“Vivenciar este trabalho foi uma grande felicidade: primeiro pela adesão tão significativa, pela confiança no nosso trabalho. Agradecemos aos editores, aos conselheiros, pareceristas e a todos os que colaboraram diretamente para este processo”, destacou a coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa – Observatório da Cidade, Scheila Ribeiro de Abreu e Silva.

Ela informou que foram recebidas 31 submissões, das quais, cerca de 25 pesquisadores que realizaram o processo de avaliação duplo-cego, sendo selecionados 13 manuscritos. Outros foram indicados para a terceira edição, ainda sem data para ser divulgada.

O Boletim 2 traz, também, entrevista com Marcelo Mocarzel, membro do Conselho Estadual de Educação. O editorial é de Cremilda Barreto Couto e Felipe Dias Ramos Loureiro “reafirmando o compromisso em compartilhar e dar visibilidade ao conhecimento produzido por pesquisadores das áreas da saúde, educação, economia e outras”. Eles enfatizam o objetivo de contribuir com a formulação de políticas públicas consistentes.

Os temas dos artigos são: “Vidas em rede e as travessias da pandemia”; “Crianças e a pandemia da Covid-19: direito à voz e à participação mediada por Fanzine”; “Geração de conteúdo informativo em Libras para comunidade surda em meio à pandemia pela Covid-19”; “Saberes e experiências educativas na promoção da higiene de alimentos para enfrentamento da Covid-19”; “Alimentação materno-infantil em tempos da Covid-19: mitos e verdades”; “Covid-19: visitando estudos associados sob a perspectiva da biologia computacional”; “Website farmacologia.com: contribuindo para o uso racional de medicamentos durante a pandemia da Covid-19”.

Além desses, também “Frequência de lipodistrofia e fatores de risco para SARS-COV-2 em pessoas vivendo com HIV’; “Protocolos operacionais padrão para assistência hospitalar no contexto da pandemia da Covid-19”; “Aspectos ambientais da Covid-19 e a proposição de uma gestão integrada entre saúde e meio ambiente para o município de Macaé”; “Associação entre o uso de agrotóxicos e o aumento da susceptibilidade à infecção pelo novo coronavírus em Macáe”; “Covid-19 no município de Macaé: avaliação dos dados epidemiológicos – semana epidemiológica 13 a 26, 20”; e Recomendações para retomada pós-pandemia da Covid-19 dos setores de alimentação do município de Macaé”.