Vacinação Antirrábica: Dia D será neste sábado

22/09/2022 15:01:00 - Jornalista: Equipe Secom

O Dia de D de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, a partir de 4 meses, será neste sábado (24). Serão sete pontos com atendimento das 9h às 16h. A ação é voltada para os animais que não receberam o imunizante este ano.

Os postos de vacinação serão no Visconde de Araújo (Praça da Igreja Santo Antônio), Cajueiros (Princesinha), Malvinas (campo de futebol), Barra de Macaé (Praça Beira Rio), Parque Aeroporto (Praça Principal), Lagomar (UPA) e no Trapiche (Praça Principal).


O supervisor geral da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), Marcelino da Rocha Carvalho, alerta que após o Dia D a vacinação será realizada nos distritos. ''No sábado será o último dia de vacinação nos bairros. Nossas equipes seguirão vacinando nos distritos e também na Ubs Animal'', disse.


A vacina antirrábica é obrigatória e deve ser aplicada uma vez por ano para garantir que a Raiva continue sendo controlada no país. A não vacinação dos animais é causa de preocupação para a saúde animal e também dos humanos, quando mordidos por um pet acometido pela doença.

Além disso, a vacina é a única forma de prevenir a raiva, uma infecção viral que ataca o sistema nervoso central causando inflamação no cérebro, e é fatal em quase 100% dos casos, segundo dados do Ministério da Saúde. Por esse motivo, o controle da doença através da vacinação dos animais é muito importante para a saúde pública.