Prefeitura reabre inscrição para Nova Vida e Guarda Mirim

19/09/2022 18:42:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Os inscritos em julho não precisam se inscrever de novo

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, após atendimento à recomendação feita pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), reabrirá a inscrição para o Processo Seletivo Simplificado de preenchimento de 500 vagas para o Programa Nova Vida e 100 vagas para o Programa Guarda Mirim e atualizou o cronograma de atividades do certame. O novo prazo começa nesta terça-feira (20), às 9h, e vai até o dia 5 de outubro, quando novos candidatos interessados devem preencher o formulário de pré-inscrição no portal da prefeitura. A validação da inscrição será presencial de 5 a 7 de outubro.

O edital nº 003.1/2022 foi publicado no sábado (17), no Diário Oficial do Município. De acordo com os subitens 5.11 e 5.12, os 3.363 candidatos que tiveram suas inscrições validadas no período de 19 a 21 de julho, conforme o cronograma anterior publicado no Diário Oficial no dia 29 de junho, não precisam se inscrever novamente. A relação dos inscritos será publicada no dia 11 de outubro.

Podem se inscrever jovens de 14 a 17 anos de idade, moradores no município, oriundos de famílias de baixa renda e matriculados na rede pública de ensino. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos estabelecidos no novo cronograma publicado sábado (17).

O município considera que o Nova Vida e o Guarda Mirim são programas sociais que oportunizam aos jovens carentes a integração nas atividades educacionais nos termos da Lei Municipal nº 2.606/2005, em atendimento às demandas apresentadas pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e de Ordem Pública.

O objetivo dos programas sociais é contribuir para a permanência dos jovens nos espaços escolares, como mecanismo de incentivo à elevação de sua escolaridade, oferecendo a eles oportunidades de aprendizagem para a qualificação e profissionalização para o mercado de trabalho.