Procon Macaé fiscaliza redução do preço do GNV em postos de combustíveis

03/02/2023 11:04:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

O Procon Macaé (a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor) iniciou, nesta quinta-feira (2), visitação nos postos revendedores de Gás Natural Veicular (GNV) para verificar a redução do preço nas bombas. A finalidade é vistoriar o repasse das reduções do preço do GNV que - para o interior do estado do Rio de Janeiro - baixou em 9,26% e notificar os estabelecimentos da necessidade de adequar os preços conforme divulgado pela Petrobras em 10 de janeiro. O município conta com, aproximadamente, nove postos de GNV e todos tiveram que reduzir os preços desde 1° de fevereiro.

Nesta quinta-feira (2), a fiscalização foi iniciada pelos postos que funcionam na Aroeira e no Centro. Eles receberam orientação da equipe do Procon. Foi verificado que um posto da área central não atendeu à redução e, sendo assim, foi advertido da importância da baixa do preço e notificado a se explicar pela não redução. A previsão é que, após analisar a explicação do posto, se a mesma não for adequada, a equipe deve retornar para uma visita, e caso seja constatado que não houve baixa haverá aplicação de multa. Já na Aroeira, foi verificado que houve redução na data determinada (01/02), confirmado pelos consumidores habituais do posto.

Segundo o Secretário Adjunto do Procon-Macaé, Gilcimar Prata, o objetivo da fiscalização é verificar se está sendo repassada a redução de 9,26% na tarifa do GNV para os postos revendedores de combustíveis, e também, que a empresa notificada esclareça como ocorre a venda do gás.

Na região Metropolitana do Rio, área de concessão da antiga CEG, a redução média da Naturgy será de 3,26% para o segmento residencial (7m³/mês), 3,38% para o comercial (400 m³/mês), 8,61% para postos de GNV e de 8,38% para as indústrias (3 mil m³/mês).Para o interior do estado, área da CEG-Rio, a redução será de 4,53% para residências (7m³/mês), 5,24% para o comércio (400 m³/mês), 9,26% para postos de GNV e 9,04% para indústrias (3 mil m³/mês).

Vale lembrar, que o Procon atende por meio do telefone (22) 2759-0801, email: atendimento.procon@macae.rj.gov.br ou presencialmente, das 9h às 16h, na sede do órgão, que fica localizada no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo).


Fotos Relacionadas