Educação para o Trânsito: ações para um trânsito mais seguro

15/01/2021 16:35:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho

Equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito reforça medidas de segurança para motoristas

Para conscientizar os motoristas da importância das medidas de segurança e prevenção de acidentes, a equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito realizou ação na tarde de quinta-feira (14). O trabalho aconteceu nos semáforos localizados na Rua São João (em frente à 123º DP) e Avenida Presidente Sodré (Rua da Praia), em horário que registra grande fluxo de veículos. Reforçar informações que possam tornar o trânsito mais seguro em Macaé faz parte das ações prioritárias que estão sendo implementadas pela atual gestão municipal.

Medidas sanitárias de distanciamento por conta da Covid-19 foram seguidas pela equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito durante a ação. A receptividade dos motoristas foi positiva, sendo destacado por eles que a cidade está precisando de medidas desse tipo que reforçam a importância da conscientização.

"Acho importante essas ações. Aqui em Macaé, não tem índice alto de acidentes. A maior parte dos acidentes que acontecem são com aqueles que não respeitam as regras de trânsito", disse a agente comunitária Elionar da Silva.

O secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, explica que as ações educativas serão rotineiras. "Nossa intenção, por meio dessas ações com foco na segurança e prevenção de acidentes, é termos uma cidade com trânsito mais seguro. Desde o início estamos trabalhando para isso", destacou.

Outro ponto, lembrado por Muniz, é a importância do trabalho dos agentes de trânsito que estão diariamente atuando nas vias públicas do município. De acordo com ele, a orientação é para que os agentes de trânsito sempre trabalhem educando e orientando os motoristas. As penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) só devem ser aplicadas em última instância.

"Macaé precisa de ações de educação para o trânsito", afirmou o vigilante Marcelo Gomes dos Santos.

O local escolhido essa semana pela equipe da Mobilidade Urbana foi um ponto de maior fluxo de veículos, além de ser passagem para bairros que concentram grande número de pessoas, como Barra, Aeroporto e Lagomar, e cidades circunvizinhas. A atuação da coordenadoria é em diversas áreas: motoristas, ciclistas e pedestres na Educação para o Trânsito em geral.


Fotos Relacionadas