Enem 2021: Mobilidade Urbana ordena trânsito na cidade

17/01/2021 11:02:00 - Jornalista: Catarina Brust e Joice Trindade

Foto: Maurício Porão / Arquivo Secom

Por conta da prova do Enem, a empresa concessionária do transporte coletivo urbano (SIT), colocou 10 carros extras para atender essa demanda.

Onze mil candidatos estão sendo esperados neste domingo (17), para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em Macaé. Para garantir a fluidez do trânsito, a Coordenadoria de Trânsito da Mobilidade Urbana informa que as ações começarão, a partir das 11h. Os agentes de trânsito atuarão nos seguintes locais: Bairro da Glória, Cancela Preta, Rodoviária, Centro e Parque Aeroporto. Duas bases fixas da Mobilidade estarão na Cidade Universitária e Instituto Federal Fluminense (IFF). Os portões dos polos de aplicação serão abertos às 11h30.

Apesar de domingo ser um dia de trânsito tranquilo, os agentes estarão trabalhando nestes pontos para garantir que não haja retenções, principalmente em locais de maior movimento por conta da prova do Enem. A operação termina no final da tarde. A Coordenadoria de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana informa que, até o momento, o movimento é tranquilo no Terminal Central, mas deverá aumentar nas próximas horas. Por conta da prova do Enem, a empresa concessionária do transporte coletivo urbano (SIT), colocou 10 carros extras para atender essa demanda. Fiscais de transporte estarão acompanhando o movimento durante todo dia.

O município será polo de cidades vizinhas como Carapebus e Conceição de Macabu. Em Macaé, um total de 17 instituições de ensino serão polos de aplicação do exame. São elas: as escolas municipais Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Samuel Brust (Barra), Claúdio Moacyr de Azevedo (Aeroporto), Zelita Rocha (Aeroporto), a Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol) e o Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste).

Outros locais são: Universidade Estácio de Sá, Unigranrio, Escola Estadual Primeiro de Maio, Escola Estadual Luiz Reid, Colégio Estadual Matias Neto, Castelo, Colégio Estadual Télio Barreto, Ciep Carlos Emir, Colégio Estadual Rachel Reid, Colégio Engenheiro Álvaro Bastos e Escola Estadual Visconde de Araújo.

A coordenação local da avaliação é da Fundação Cesgranrio. Vale lembrar, que pessoas acometidas ou com sintomas de COVID-19 e outras doenças infectocontagiosas, nos dias de realização das provas, não devem comparecer aos locais de aplicação. Todavia, a condição deve ser comunicada por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame.