Cipa realiza troca de extintores nas escolas

23/10/2018 14:33:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom

O trabalho teve início em fevereiro e foi concluído este mês

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) vinculada à Secretaria Adjunta de Recursos Humanos, da Prefeitura de Macaé, realizou manutenção e recarga de extintores das unidades escolares do município, bem como da sede da Secretaria de Educação. A ação teve início em fevereiro e foi concluída na semana passada.

O presidente da Cipa, Marcelo Ribeiro de Oliveira, explicou que a equipe realiza o trabalho junto com a Secretaria de Educação neste terceiro ano consecutivo da atual gestão.

"Ao todo foram realizadas a recarga e a manutenção de 1.450 extintores. A validade é de um ano e todos os funcionários das escolas também recebem treinamento para manusear os equipamentos", informou.

Ele acrescentou ainda que é importante manter os extintores dentro da validade, pois os equipamentos são fiscalizadas pelos técnicos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Corpo de Bombeiros e Ministério Público (MP). "Os extintores utilizados pela prefeitura são de Água Pressurizada, Gás Carbônico (CO2) e Pó Químico Seco (PQS)", assinalou.

Marcelo detalhou também que o Decreto 205/2010 obriga que a Cipa acompanhe em todo órgão público municipal a aquisição e manutenção de extintores. "A aquisição dos extintores fica a cargo das secretarias e quando é feita a licitação, a Cipa é informada", pontuou.

O presidente da Cipa destacou também a importância de manter os equipamentos nos locais dimensionados pelos técnicos e evitar a depredação.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes fica localizada na Rua Teixeira de Gouveia, 634, Centro. Mais informações pelo telefone 2796-1792.