Inova: capacitação online irá debater estudo de caso

25/08/2020 17:00:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arte

Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas no link do texto

A Prefeitura de Macaé por meio do Laboratório de Inovação em Gestão Pública (Inova Macaé), da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento realiza na próxima segunda-feira (31), a partir das 18h, via plataforma virtual ZOOM, uma nova capacitação no Inova Oficinas.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/31oRm5h e serão disponibilizadas 20 vagas, caso ultrapasse o limite de vagas, uma nova edição poderá ser realizada. O evento terá duração máxima de duas horas. O Inova Oficinas é um programa de capacitação em inovação em gestão pública com formato de experiências e vivências práticas da gestão pública.

Os servidores públicos da prefeitura que se inscreverem deverão, antes da realização da Oficina, ler o estudo de caso disponibilizado no ato da inscrição.

Estudo

Neste evento, será debatido o estudo de caso “E quando a equipe é um grupo?”. Os participantes debaterão um caso que retrata a situação fictícia de um gestor público, recém-empossado, sem experiência no setor público e que é nomeado em cargo de coordenação em um ministério.

Ele deverá gerenciar uma equipe responsável pelo acompanhamento de projetos em âmbito nacional que apresenta baixos resultados. A equipe é heterogênea quanto à capacitação, situação funcional e salários, além de apresentar pontos de conflito.

Após avaliar a situação, o gestor apresenta aos superiores sugestões de ações visando melhorar o desempenho da equipe. A discussão de fundo será sobre os temas: Ciclo de políticas públicas, Gestão de mudanças, Proatividade, Desenvolvimento pessoal, Inovação pública e Meio ambiente.

Oficinas

Este Inova Oficinas foi construído com base na metodologia pedagógica denominada Aprendizagem Baseada em Problemas, que oportuniza o aprendizado dos participantes por meio de um problema prático vivenciado na gestão pública.

Esta edição será dedicada exclusivamente para os servidores públicos (estatutários, comissionados ou contratados) da Prefeitura de Macaé, com preferência (não exclusividade) para os alunos servidores da especialização em gestão pública municipal da Prefeitura de Macaé.