Secretaria de Mobilidade Urbana


Cartão Macaé


O Cartão Macaé foi criado pela prefeitura, em 2018, pela Lei Municipal nº 4.483/2018, e regulamentado pelo decreto nº 081/2018, com o intuito de conceder aos residentes de Macaé, o benefício tarifário diferenciado no pagamento da passagem, R$ 1 no transporte coletivo urbano, por meio de um cadastro específico.

COMO SOLICITAR

Para a emissão da primeira via do Cartão Macaé, o usuário pode acessar o link beneficiotarifario.com.br/cad/macaecidadao e preencher o formulário online. Depois, é só se dirigir à Casa do Cartão Macaé com os seguintes documentos: cópia e original da carteira de identidade; cópia e original do CPF; cópia e original do comprovante de residência em Macaé emitido até 90 dias da data do requerimento do cadastramento (conta de água, luz, telefone), em nome do usuário, do cônjuge, do companheiro e de ascendentes ou descendentes até o 2º grau de parentesco, devidamente documentado. Após a conferência da documentação, será feita uma foto (gratuita) no setor para finalizar o cadastramento.

Em caso de não possuir nenhum comprovante, o usuário poderá apresentar declaração de residência, com firma reconhecida em cartório, e cópia do comprovante de residência do declarante.

O atendimento na Casa do Cartão Macaé para primeira e segunda vias, retirada e desbloqueio acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Casa do Cartão Macaé está localizada na Rua da Igualdade, com Dr. João Cupertino, nº 173, no Centro. O e-mail para contato é o cartaomacae@macae.rj.gov.br.

Somente é possível o desbloqueio com apresentação do Cartão Macaé e Carteira de Identidade Físico e Original. O Desbloqueio e a Retirada deverá ser feito por pai, mãe, irmão, avó ou avó com documento Físico e Original comprovando o parentesco. Em caso de Cônjuge, deverá apresentar Identidade de Ambos e Certidão de Casamento ou União Estável (Documento físico e original).

O Cartão Macaé é bloqueado após 60 (sessenta) dias sem utilização. Para desbloquear é só levar o Cartão Macaé na Casa do Cartão Macaé com documento de identidade e CPF. Caso o cartão seja perdido pode ser enviado um e-mail (cartaomacae@macae.rj.gov.br), com foto do CPF, RG ou CNH + número de telefone, para que possa ser solicitado o bloqueio do Cartão Macaé.

Qual é a documentação necessária para solicitar a 2ª via Cartão Macaé? - Documento de identificação original;

- A solicitação de segunda via pode ser feita por e-mail, anexando cópia digitalizada do RG e CPF para: cartaomacae@macae.rj.gov.br. A resposta conterá o boleto para pagamento no valor de R$ 36,30. Depois é só retornar à Casa do Cartão Macaé com o comprovante de pagamento e o boleto impressos.