logo

Ciep Maringá celebra Dia da Árvore com plantio e oficina de jardinagem

24/09/2025 13:34:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Rui Porto Filho

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima

Os alunos do Ciep 455 Municipalizado Maringá, no Campo D’Oeste, participaram de uma atividade diferente nesta quarta-feira (24). Em celebração ao Dia da Árvore (comemorado em 21 de setembro), estudantes do Fundamental 1, puderam conhecer um pouco mais sobre a importância da arborização e da natureza para a vida na terra. Eles participaram do plantio de árvores, ao redor da escola. Ao todo, 21 árvores como pau ferro, ipê roxo, babosa branca e aldrago, foram plantadas.

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, que contou com parceria da empresa Halliburton, que entrou com a mão de obra para a atividade, que foi promovida em dois turnos, manhã e tarde, e mobilizou cerca de 300 alunos. A atividade contou, ainda, com uma oficina de horta, onde as crianças puderam plantar temperos e hortaliças como orégano, salsinha, couve, cebolinha e coentro e levar para fazer o cultivo em suas casas.

O secretário de Ambiente, Phelipe Salgado, participou da abertura da atividade e falou aos alunos sobre a importância dessa ação, que é um despertar destes jovens para o cuidado com a natureza.


“Estamos muito felizes de fazer parte desse projeto aqui nesta escola, que é muito importante para o município. Hoje essas árvores estão jovens, mas vão crescer, igual a vocês. Quando vocês saírem da escola, talvez elas estejam chegando à fase adulta e vocês terão a oportunidade de vê-las crescer, cuidar delas, tomar conta, molhar, todos os dias. Não deixar ninguém depredar e isso vale tanto para dentro da escola de vocês, quanto na rua. Nosso futuro não está longe do que a gente está vivendo hoje. Tudo que a gente precisa vem da natureza e quando cuidamos da natureza, cuidamos do nosso futuro”, defende o secretário.



Coordenadora de Arborização da Secretaria de Ambiente, Fernanda Norbert observa que os insumos levados para serem utilizados na escola são provenientes de medidas compensatórias.


“A arborização nas escolas faz parte do projeto Macaé Mais Verde e mais uma vez podemos fomentar essa importante ação. Além do plantio de árvores, os alunos participam de uma oficina de jardinagem onde vão aprender a cultivar e repetir essa atitude em suas casas. Essa é uma forma de conscientizar e proteger o ambiente”, observa Fernanda.



O plantio das árvores passa por algumas etapas, como a colocação de hidrogel – para ajudar a reter a água próximo à raiz – e a prévia implantação de gotejadores, em um tipo de sistema de irrigação sob a terra. Os amigos Enzo Moço e Enzo Gabriel, além de dividirem o mesmo nome, mesma idade, 9 anos, e mesma turma (são alunos do quarto ano), também gostaram da mesma coisa: fazer o plantio das hortaliças e ervas. O primeiro, levou um vaso com salsinha para casa e o segundo, couve.


“Gostamos muito dessa aula diferente e quero fazer isso em casa”, afirmou Moço.



A equipe gestora do Ciep ressaltou a importância da ação como simbolismo do culto à vida. E enfatizou que as árvores são fundamentais para que os seres humanos continuem sobrevivendo no planeta Terra.