Oficina Círculo no museu é sucesso de público

01/11/2018 19:04:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Maurício Porão

Oficina faz parte da programação do 'Quintas no Museu'

A youtuber do ‘Pérolas do Crochet’, com mais de 59 mil seguidores e professora do “Time de Artesãos Círculo”, Renata Vieira, foi a convidada da Secretaria de Cultura para a oficina ‘Handmade Crochê’, do “Quintas no Museu’ desta de quinta-feira (1º). O projeto que acontece semanalmente, das 14h às 21h, no Solar dos Mellos – Museu de Macaé, sempre com convidados especiais, inclui uma feira de artesanato e gastronomia nos jardins do museu. À noite, o show de Thaís Macedo e professores da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) abrilhantou o evento.

O auditório Presidente Washington Luiz esteve lotado, com a participação de cerca de trinta artesãos para a oficina. “Nunca vi uma iniciativa como esta pelo artesão a partir de uma prefeitura. Esta é uma oportunidade única. O ano de 2019 será o ano do crochê, já presente nas passarelas internacionais. As grifes estão atrás das cooperativas de artesãs, o que irá valorizar os nossos produtos. O que é feito à mão transmite o afeto que dedicamos à peça a quem a recebe. Este é um diferencial muito importante”, destacou a professora que ao final da oficina sorteou muitos kits de produtos Círculo aos participantes.

"É uma grande satisfação ver a adesão a esta palestra de qualidade de pessoas que desejam se aperfeiçoar para a geração de renda ou mesmo interagir e trocar experiências. Agradeço pela parceria com a Círculo e pela presença da Renata Vieira que veio engrandecer o nosso projeto", disse o Secretário de Cultura, Thales Coutinho.

A artesã e já por duas vezes expositora na feira do ‘Quintas no Museu’, Kellen Amado (36), faz crochê desde os 9 anos de idade. Há cerca de dois anos, depois de um curso, tornou-se profissional do artesanato em crochê e costura “Eu conhecia a Renata da internet. Gostei muito da oficina. Especialmente o que ela nos disse sobre a valorização do nosso trabalho. A programação que está acontecendo semanalmente no museu tem ajudado nas vendas. Aqui está havendo uma troca: nós colaboramos com os empreendedores da gastronomia e eles conosco”, observou.

Também a artesã de crochê, Rosângela Afonso (50), que coordena o grupo de 11 artesãs, Fraterno Auxílio Cristão (FAC) e expõe no Centro Cultural de Macaé, considerou que a oficina acrescentou muitos conhecimentos a ela. “Especialmente as informações de como vender pela internet. Gostaria que a Círculo oferecesse outros cursos como este aqui e também enviasse mais representantes à cidade”, sugeriu.

Além da palestra e da apresentação de receitas de trabalhos, Renata mostrou peças de decoração, bonecos, artigos natalinos e almofadas. Passou diversas dicas de procedimentos para vendas seguras e eficientes utilizando a internet e orientou como calcular o preço do frete e do produto. Ela também falou da importância de haver a colaboração entre artesãos de diferentes técnicas para a divulgação nas lojas virtuais e como isso pode ser feito. A professora abordou ainda sobre o uso de linhas e incentivou a criatividade e o profissionalismo. Fora isso, ensinou cuidados com as peças produzidas com os diferentes tipos de linhas.

Depois dos sorteios dos kits Círculos para os artesãos, o ‘Quintas no Museu’ apresentou a cantora Thaís Macedo e os professores da Escola Municipal de Artes, Marco Polo, cavaquinho, Roberto Fondes, violão, e José Rangel, clarinete e saxofone, com o melhor do samba e da Música Popular Brasileira. Para participar do ‘Quintas no Museu’, um evento gratuito, não é necessária inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2759-5049. O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, Centro – Macaé. 


Fotos Relacionadas