primeiro quintas no museu do ano tem novo horario

16/01/2019 16:14:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Maurício Porão

Boa música, artesanato e gastronomia locais estão na programação, das 18h às 21h

O primeiro ‘Quintas no Museu’ de 2019, na quinta-feira (17), começará excepcionalmente às 18h, com o show de Willer Bechara, voz e violão, apresentando o melhor da MPB. O evento semanal da Secretaria de Cultura de Macaé, no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, habitualmente das 14h às 21h, na estreia desta temporada, além da atração musical, volta com a exposição do artesanato e da gastronomia local, oferecendo artigos diretamente do produtor artesanal com ótimo custo-benefício. O ‘Quintas no Museu’, criado em setembro de 2018, já se consagrou como uma boa opção cultural para toda a família, com atividades variadas que contemplam as diversas manifestações artísticas do município.

O museu se tornou um lugar de convivência entre artesãos, artistas de vários segmentos, produtores culturais, pesquisadores, estudantes, microempreendedores e público em geral. Ele está dando visibilidade, somada aos acervos históricos e culturais de Macaé, à cultura contemporânea.

"Nele, os visitantes entram em contato com a produção cultural atual da cidade e conhecem os agentes que estão fazendo história no município nas vertentes da música, dança, literatura, produção audiovisual, artes circenses, artesanato, entre outras, através do ‘Quintas no Museu’ e de outros projetos realizados no Solar dos Mellos. Estamos democratizando este espaço e o conhecimento presente aqui. Desta forma todos ganham", enfatiza o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

Entre os artigos artesanais expostos nos estandes montados nos jardins do Solar dos Mellos estão: moda, acessórios, decoração, artigos de cama, mesa e banho, bonecas, lembranças da cidade, enxoval de bebê, adereços para cerimônias de batizado, aniversários e casamento e até o vestido de noiva, em técnicas como crochê, bordado, patchwork, fuxico, mosaico em cerâmica e espelho e bijuterias.

Apreciando bons intérpretes instrumentais ou vocais em estilos alternados, o público pode degustar pães artesanais e experimentar lanches diversos, geladinhos, doces e tortas gourmets e ainda cafés, sucos naturais, entre outras bebidas caseiras. A partir de fevereiro começam oficinas do Sebrae no museu. A primeira no dia 7 de fevereiro, ‘Sei Clicar’, vai mostrar as ferramentas fundamentais que a internet disponibiliza para a expansão de negócios. Todas as atividades realizadas no Solar dos Melos, localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro, têm entrada franca.