Baile de Máscara é realizado no Caps Betinho

06/02/2018 15:28:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Felicidade, participação e muita animação marcaram folia nesta terça-feira

"O nosso Carnaval nos mostra que estamos vivos". Com essas palavras, o assistido pelo Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Macaé, Edílson Rodrigues, definiu o Baile de Máscaras, realizado nesta terça-feira (6) no Centro de Atenção Psicossocial (Caps-Betinho).

A organizadora do evento, a psicóloga do Caps-Betinho, Fabrice Sanches, informou que o objetivo foi a integração das pessoas que têm algum transtorno mental. "É preciso que entendam que esses cidadãos podem conviver com a sociedade, que não é preciso trancá-los dentro de casa", afirmou Fabrice.

Os assistidos do Caps participaram e organizaram o evento. Ele criaram suas máscaras e compuseram o samba "Manicômio nunca mais". "Gosto de participar, nós mesmo fizemos as nossas máscaras, e o nosso Carnaval está muito bom", afirmou Cátia Ferreira, que participa do Caps há 13 anos. "Faço teatro, tapete, participo do bingo. Tenho depressão e aqui me sinto bem, fiz muitos amigos", contou.

Para a psicóloga Fabrice, esse é um momento de alegria. "Despertamos essa felicidade, a motivação que eles já possuem. Às vezes não é fácil para eles participar do Carnaval de rua", afirmou.

O Carnaval do Caps é uma importante ferramenta contra o preconceito e um motivacional para os usuários do programa. "Estou há 15 anos participando do Caps. Já compus samba, e hoje sinto que também ajudo no funcionamento do local. Essa é a nossa segunda casa, a convivência com esses profissionais ajuda na nossa melhora. E aqui trabalhamos o preconceito", afirmou o paciente Edílson Rodrigues.

Caps Betinho

No Caps Betinho há grupos e oficinas terapêuticas, como artesanato, musicoterapia e arteterapia. Segundo a psicóloga, Fabriche Sanches, são atendidas neste órgão público, vinculado à Secretaria de Saúde, cerca de 40 pessoas por dia.

São cerca de 400 pacientes cadastrados e tratados por uma equipe multiprofissional composta por musicoterapeuta, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, psiquiatra, terapeuta ocupacional e assistente social.

Para outras informações, o Caps Betinho fica localizado na Rua Benedito Lacerda, 212, Imbetiba. O telefone é (22) 2796-1374.


Fotos Relacionadas